quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Informação e inteligência artificial

A Associated Press começou a automação dos serviços de geração de conteúdo como notícias financeiras e esportivas. Por sua vez, a Reuters automatizou quase de forma total, a identificação de últimas notícias com o chamado Reuters Tracer.
Usando o Twitter como forma de busca de eventos pesquisas e aprendizado, seleciona os relevantes identificando o tema central, classificando a origem e distribuindo. Atesta a veracidade do assunto ao ser tratado por várias pessoas, o algorítimo agrupa tais conversas, classifica-as e prioriza. Pelo examine de 12 milhões de twittes/dia ou 2% do total, rejeita quase 80% e os 20% restantes são classificados por 6 mil agrupamentos em 13 servidores via dez algorítimos diferentes.
Moral da história: o Tracer cobre 70% das notícias com apenas 2% dos dados do Twitter. Como ilustração, o massacre de Las Vegas que matou 58 pessoas foi relatado por uma testemunha à 1:22 hs, desencadeando um grupo do Tracer que aguardou até à 1:39 hs para incluir o evento no serviço de notícias por conta de checagem e à 1:49hs informou o incidente. Demissão de profissionais ao lado de precisão competitiva e precisa na busca pela notícia. A vida como ela é!