domingo, 30 de abril de 2017

Sete coisas

-  Os oceanos regulam o clima via absorção de carbono, armazenando o calor adicional do efeito estufa.
-  A pesca e agricultura empregam 56 milhões de pessoas, sem falar das atividades secundárias.
-  Invertebrados marinhos são produtores de antibióticos, anti inflamatórios e anti cancerígenos.
-  Além de formar a chuva, os oceanos produzem as monções para milhares de pessoas.
-  O azul do mar e sua água nos acalmam produzindo bem estar físico e mental.
-  Os oceanos concentram 80% da biodiversidade do planeta.
-  Os oceanos são fonte de energia renovável ou eólica.

sábado, 29 de abril de 2017

Civilidade

A perda de civilidade significa que o sentimento social foi substituído pela defensiva, com os grupos  reunindo-se em torno de conceitos de identidade nacionalista, étnica e religiosa, erigindo barreiras contra os outros e, assim protegendo-se. A sociedade fragmenta-se em subgrupos cujos membros esperam escudar-se do egoísmo e desconsideração cáusticos.
A civilidade promove uma sociedade que se comporta bem em relação a si mesma, cujos membros respeitam o valor intrínseco do indivíduo e os direitos das pessoas diferentes de si.

A.C. Grayling em 'O Significado das coisas'

"Há uma cortesia do coração que possui um caráter semelhante ao amor. Dela nasce a cortesia mais pura, no comportamento exterior" (Goethe).

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Planeta água

Fala-se que passa pela saúde dos oceanos a alimentação de 9 bilhões de pessoas em 2050. A piscicultura sustenta entre 660 e 880 milhões ou 12% da população mundial, oferecendo 20% de proteína animal à 3 bilhões de pessoas. 50% da piscicultura é mantida por 10 espécies ou 30% da captura. 40% da população mundial vive à 100 kms da costa.
Moral da história: a evolução dos fenômenos relacionados ao aquecimento global, certamente dependem da resposta às agressões aos oceanos, que aumentarão ou diminuirão os impactos e a instabilidade climática.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Nota colombiana

O IDEAM ou Instituto de Águas, Meteorologia e Estudos Ambientais da Colômbia avisa que em 2015 foram gerados 406 mil toneladas de resíduos tóxicos. As áreas mais perigosas são Bogotá e Antioquia sendo os principais produtores os fabricantes de peças mecânicas, fábricas de aço, metal e óleo. Lá, 39% foi gerido adequadamente, 32% colhido e o restante 28% aterrado sem tratamento.
O IDEAM reconhece que há sub notificação, que há brecha legal em que os produtores de menos de 10 toneladas não entram na estatística, de qualquer forma, é alguma coisa para se trabalhar.Todos sabem que relacionados aos resíduos tóxicos estão os cânceres de fígado, pulmão e gestação.
Na verdade, o problema entre nós carece alguma visibilidade por conta de dados e providências, além de espaço na mídia para discutir o assunto, olhado com bastante desconfiança.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Princípio de Dilbert

O economista Scott Adams idealizou o Princípío de Dilbert, além da turma humorística liderada por Dilbert, um engenheiro a serviço do chefe despótico. Pra quem ainda não foi apresentado, reza o Princípio de Dilbert que as corporações promovem os menos competentes à cargos de direção, visando limitar possíveis danos que possam provocar. Em suma, os desenhos da Turma do Dilbert inicialmente foram publicados no Wall Street journal, depois viraram livro compondo um retrato da organização empresarial americana. 
Falando à revista Funny Business, Adams explica que em muitos casos promove-se o menos competente para afastá-lo do verdadeiro trabalho, o famoso cair pra cima. Prefere-se que se dedique à coisas simples como pedir café ou gritar com os outros. Prova disso, segundo Adams, são os profissionais especializados como cirurgiões ou programadores geralmente não figurarem no quadro administrativo das empresas.
Certamente tal fato se aplica a outros países, não só nas empresas mas também na política, estando aí, uma das causas dos nossos desatinos.

terça-feira, 25 de abril de 2017

Fish Dependence Day

O 'Dia da Dependência de Pescado' (Fish Dependence Day) é uma iniciativa europeia visando conscientizar os consumidores sobre a origem do pescado que consomem, por conta da dependência à importações. A plataforma portuguesa PONG-Pesca, avisa que o esgotamento do estoque do pescado local terminou antes da data referida de 2016, resultando em importações até o fim do ano.
Isto está relacionado ao fato de estar em andamento por lá, medidas de conservação dos recursos pesqueiros, desaguando em importações de regiões, segundo eles, pouco sensíveis em questões de sustentabilidade dos recursos do mar, ou, as famosas cotas.
Pelo apito do carro de boi, estamos inseridos entre os pouco sensíveis à sustentabilidade?

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Nota arqueológica

Partiremos da premissa que somos individualistas por tendência e dependendo de como trabalhamos a questão, seremos mais ou menos individualistas. Estudos psicológicos em geral apontam na direção de termos uma quase obsessão compulsiva pela pertença à grupos ou criar algum. Conscientemente ou inconscientemente, grupos semelhantes competem entre si. Individualmente, dentro de qualquer grupo, delicadamente ou desinteressadamente, a tendência é achar nosso grupo ou tribo superior,  inserido nisto, buscamos construir identidade.
Moral da história: a arqueologia ensina que a existência da rivalidade, incluindo as guerras, tem sido a marca humana desde os primórdios pré-históricos.

domingo, 23 de abril de 2017

Nota climática

Dois relatórios, um da NASA e o outro da CSRO, sobre o último verão australiano sucintamente revelam o seguinte: pela primeira vez houveram temperaturas extremas em  Austrália do Sul, Vitória,  Nova Gales do Sul, Queensland e Região Norte. Um mapa de satélite mostra tonalidade quente em mais de 60% da superfície do solo nas áreas centrais do país.
Em números é o seguinte: Nova Gales do Sul apresentou 2,57º acima da média, Sydney 2,8º acima da média obtida até aqui, Camberra viu temperaturas de 35º em 18 dias no verão, detalhe, acima do previsto para 2030. Em Nova Gales do Sul houveram cerca de 100 incêndios e as temperaturas do mar causaram mais danos à barreira de Coral que o pior impacto no verão anterior. Isso, lá.

sábado, 22 de abril de 2017

Ravensbrück

A 80 kms ao norte de Berlim, localizou o campo concentração de Ravensbruck, que se caracterizava por só receber mulheres, passando por lá em torno de 130 mil. Só 10% de sua população era judia, cuja maioria considerada como 'associais,' variava entre prostitutas e deficientes, atribuídas sem valor.
Por lá passou Olga Benaro, que se tornou uma de suas principais figuras políticas. Num meio em que prevalecia a disputa interna, assumiu o papel de protetora das mais fracas, até ser enviada à Auschwitz. As detentas eram obrigadas a entregar os filhos e depois assistirem sua morte. Quando da libertação pelo exército vermelho, foram perseguidas até o estupro.
Em tempo: a derrota militar nazifacista não impediu ao longo do tempo seu levantar de cabeça, impedimento este, entorpecido pela cegueira e conivência interesseira.
‘Há torturas que só as mulheres entendem’ (Sarah Helm, autora do livro "Ravensbrück").







sexta-feira, 21 de abril de 2017

Nota indígena

Índios habitantes da região de Volta Grande no Rio Xingu, consequente ao represamento das águas pela Usina de Belo Monte, segunda maior do Brasil e terceira do Mundo, são obrigados a trocar a pesca pela agricultura. À reboque, outra de origem cultural, a troca da navegação fluvial por transporte terrestre principalmente motocicletas.
A represa determinou uma mudança no ciclo fluvial que passou a ter um movimento constante por conta do controle das águas que deixam de inundar terras baixas. Frutas que alimentam os peixes somem das regiões mais secas. Exemplo disso é o pacu ou espécie de maior consumo regional, cuja alimentação depende de cheias do rio por meses, fazendo com que frutas caiam na água e sirvam de alimento.
O Ibama acusa uma mortandade de 16,2 toneladas de peixes na região multando em 11 milhões de dólares a empresa Norte Energia dona de Belo Monte. O ocorrido foi entre 2011 e 2015 na construção e  represamento do rio, se agravando pelo baixo nível da água em Volta Grande. Moral da história: até 2015 a participação do pescado na aldeia de Miracatu era de 56% passando à 36% em 2016.

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Cem anos de solidão

No cinquentenário de 'Cem anos de solidão', permanece vivo o pensamento de Garcia Marques no título de suas memórias:  "A vida não é como aquele que viveu, mas como alguém se lembra e se lembra de como contá-la."
Cem Anos de Solidão, 1967
"Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía  recordou aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo. Macondo era então uma aldeia de vinte casas de barro e Canabrava, construída na margem de um rio de águas claras que corria ao longo de um leito de pedras polidas, brancas e enormes, como ovos pré-históricos. O mundo era tão recente que muitas coisas careciam nomes e mencioná-los tive que trazer-lhes a dedo ."

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Impasse

O impasse evidenciado na Venezuela e em menor grau nos seus iguais da ALBA (dez países), está com temperatura elevada por lá e envolvendo  toda a América latina. Democracia participativa e representativa está no centro da questão, mesmo que a retórica e o gestual seja socialista, na verdade, parece pano de fundo.
Democracia participativa é uma forma de democracia em que cidadãos fazem seus procedimentos diretamente em relação as decisões e executam o controle de exercício do poder. Em miúdos, seria os sem terra, sem teto, microempresários, agronegócio ou bancos, participando diretamente das decisões do executivo.  A Democracia representativa o povo elege seus representantes por tempo determinado, com autoridade legitimada pela soberania popular, via Instituições chamadas de Senado, Câmara compondo o Congresso, poder Executivo e Judiciário com representantes da Suprema Corte nomeados pelo executivo por anuência do Senado.
Na América Latina, por conta da colonização Europeia e influência americana no pós guerra, surgiu uma democracia representativa em que o executivo subordina o Legislativo e Judiciário. O impasse pós fim dos regimes militares, deve ser examinado para trilharmos um caminho civilizado.

terça-feira, 18 de abril de 2017

Nota paulista

Talvez a grande novidade da última eleição para prefeito,  com certeza foi a eleição de Dória na capital paulista. Apoiado, pelo governador, no vácuo da desmoralização do PT, com uma base bem organizada e até mesmo de pouca visibilidade, com bastante atividade e presteza chegou lá.
Começou o governo vestindo alguns minutos a roupa de gari, bem limpa e passada por sinal, com belas fotos na grande imprensa. Quem não viu? Aí começou o markenting, já que hoje é obrigatório gerando na cabeça do cidadão comum, o mesmo que assiste a tv aberta, lê a grande imprensa, uma grande dúvida. V.Exª  acha que pouco mais de três meses à frente da Prefeitura da maior cidade do país, convence seus pares, o cidadão comum rico e pobre, que eleva a moral dos políticos e faz o país andar?

domingo, 16 de abril de 2017

Privado e público

O cidadão comum que lê os jornais do dia a dia, assiste tv paga e aberta, viu Trump o grande empresário do setor imobiliário, falir em 2008. Viu que em cima do governo Obama, negociou seus créditos podres dentro e fora dos EEUU, inclusive falam, que o Deutsche Bank seria seu maior credor e se enrolou com a justiça americana.
O mesmo leitor comum viu o candidato como forte acusador, desmerecendo o estado incompetente e enaltecendo o empresário de sucesso. Como presidente, humilhou latinos, anarquizou  o sistema de saúde do antecessor e desmoralizou, o, à duras penas, feito. Desarrumou e ignorou o mundo na questão do clima e desqualificou a mídia.
O cidadão comum quer saber como empresário de sucesso que desmoralizava o estado, isto é, não atrapalhar o caminho, se saiu no início da trajetória. Com avanços e recuos sempre buscou o inesperado, o bombástico. Deixou desapontado até os que o chamaram de verdadeiro amigo como ingleses e israelenses. Vladimir até agora espera sua boa vontade e ao que parece, algo mudou. Ainda vale a máxima de uma estado fraco e um empresariado forte?

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Similitudes

Em 21 de junho de 1992 o The Guardian revelava ao mundo que antes de eclodir a segunda guerra, "Churchil tinha um plano para melhorar a raça"; era ministro do interior de sua majestade.  Afirmou: "A melhoria da raça britânica é o meu principal objetivo político".
Hitler considerava eslavos russos e judeus, povos bárbaros,  avançou ao leste europeu com esta ideia e a barbárie deixou dois milhões de russos mortos em campos de prisioneiros.
Entre nós, foram admiradores confessos do fascismo principalmente os chefes de estado da Guatemala, Colômbia, Argentina e Brasil. Ao serem convencidos da impossibilidade de vitoria alemã na Rússia, mudaram de ideia. Mas não teve jeito, países europeus colaboracionistas receberam os aliados com festa sem terem proferido resistência efetiva ao nazismo. Os latino americanos deram abrigo aos nazistas fugitivos e alguns países se utilizaram da experiência de alguns adquirida na guerra . A vida como ela foi ou é.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Recomeço


Recomeço com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, o Homem da Modernidade líquida, talvez a face do que acontece na sociedade mundial atual. Sua história pessoal é bem emblemática. Judeu polonês, com a invasão nazista em seu país, alistou na resistência polonesa servindo à mando russo. Deu sua humilde ajuda  na batalha de Berlim e foi reconhecido por isso. Voltando à Polônia, trabalhou para a KGB polonesa e em 1967, decorrente a guerra dos seis dias, uma caça às bruxas no leste europeu o fez emigrar para Israel. Após um ano, emigra com passagem rápida pelos EEUU, se estabelecendo definitivamente na Inglaterra.
Assim falava Bauman:
“É na cidade onde se pode encontrar os resultados da exclusão: os mendigos, favelas e seus moradores, todos estes estranhos são seres que provocam desprezo e repulsa dos cidadãos ditos normais.Mixofobia (repulsa ao estranho) é vista materialmente de forma peculiar”.
“O líquido é mais do que frágil. A relação líquida não é uma escolha entre ambas as partes que, coincidentemente, é escolhida pela dificuldade em firmar laços profundos. É uma relação que emerge em um conjunto de instituições, regras, lutas e sistemas simbólicos, políticos e econômicos definidos em estrutura social própria”.
"Para ser feliz há dois valores essenciais absolutamente indispensáveis; um é segurança e o outro a liberdade. Não se consegue ser feliz e ter uma vida digna na ausência de um deles. Segurança sem liberdade é escravidão. Liberdade sem segurança é um caos, necessitamos dos dois. Cada vez que você tem mais segurança, entrega um pouco da sua liberdade. Cada vez que você tem mais liberdade, entrega parte da segurança. Então, você ganha algo e perde algo"