quarta-feira, 31 de maio de 2017

Drone gigante


Larry Page, um dos fundadores do Google e líder da Alphabet que controla o gigante da internet, investiu 100 milhões de dólares para a criação de um carro voador.
Tal invento considerado como ultraleve pela Administração de Aviação dos EEUU, o Kitty Hawk flyer, é semelhante a um Drone gigante podendo transportar uma pessoa e compondo a aposta ao transporte mais rápido nas grandes metrópolis.
É a inovação que continua pedindo passagem.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

FAO e nós

A FAO avisa que a tendência do crescimento populacional na América Latina e Caribe não deverá atingir seu nível máximo antes de 2060. Já o envelhecimento crescerá mais rapidamente aumentando 71% a população com 65 anos ou mais, coisa que será seguida pela Ásia 66%, Oceania 47% e África 64%. Quanto a urbanização foi na América do Sul que aconteceu de forma precoce e rápida e dois terços da população urbana em 1980 aumentou para em torno de 85% em 2015.
Moral da história: os sistemas de produção e distribuição de alimentos sofreram modificações cabendo aos supermercados mais de 50% da venda de alimentos. Já o envelhecimento impacta no crescimento econômico afetando a previdência e saúde. Solucionar é a questão.

Prudence

O Prudence, barco do Médicos Sem Fronteira, por conta da reunião do G7 não pode atracar na Sicília neste fim de semana e finalmente obteve êxito no porto de Napoli, desembarcando 1.500 refugiados resgatados ao mar. 
Ao som de Milton Nascimento vai cumprindo sua vocação. Fica a sugestão aos que apreciam.

domingo, 28 de maio de 2017

Valor comercial

Todos sabemos que o critério de valor comercial para o pescado em qualquer parte do mundo é o gosto do cliente, quer dizer, o que vende mais, tem mais valor comercial. A conta é bem simples, pescado comercialmente bem situado como tainha do mar, cavala, polvo, carapau são rapidamente selecionados e o que sobra é descartado. A questão é pouco explorada em como melhorias industriais seriam buscadas aos de menor valor ou mesmo a prática da pesca seletiva.
Outra questão é tipo de pesca; enquanto o arrasto provoca danos ao ambiente marinho, no cerco, a rede não toca o fundo do mar fechando-se em torno ao cardume mais próximo à superfície.
Moral da história: uma maior efetividade dos órgãos reguladores na atividade pesqueira seria o que se chama sustentabilidade e assim controlar o desperdício e danos aos ambiente. Defeso é pouco e abstração teórica.

sábado, 27 de maio de 2017

O futuro

Convenhamos que estará no campo cibernético a resolução definitiva da questão nuclear, por enquanto só resta negociar. A solução passa pelo silêncio tecnológico produzido ao opositor. Ficaria assim livre para destruição dos silos e arsenais nucleares.
Por enquanto devemos ser realistas, já que existe o mercado da bola, mercado de capitais, mercado de venda de informações, mercado do silêncio, por que não um mercado de venda de artefatos nucleares, pois a tecnologia de lançamento de mísseis vários países a possuem em abundância.

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Nota expressiva

 
O estigma judaico de detentores do capital mundial provém da propaganda nazista. É fato que os judeus por serem povo nômade e afim ao comércio, por conta de uma característica muito própria, ou, o humor judaico; por sinal, muito apreciado. Nem sempre foi assim, a etnia judaica dividiu-se em várias tribos, por sinal, amantes das artes plásticas, ciências, filosofia e como não poderia deixar de ser da música.
Nos EEUU atualmente a comunidade é conhecida pelo poder econômico adquirido no pós guerra, além de donos de Wall Street. Nem sempre foram tão ricos, desde a imigração em massa originada pela derrocada de Nassau, nunca tiveram por lá vida muito fácil, por conta do país ser terra de imigrantes.
É fato que ao fugirem da perseguição nazista em que os mais felizes economicamente foram mais bem vindos, investiram na produção da estrutura militar, desde a fabricação de uniformes à hospitais e armas. Com o fim da guerra possuiam uma gorda conta bancára que participaria do plano Marshal e seis milhões de vítimas do Holocausto. Foi num ambiente de fracasso econômico, circulando pelo Brooklin com sua gaita nada menos que Gershwin,  tirou os acordes de sua obra mais expressiva. Aos que apreciam a sugestão.







quinta-feira, 25 de maio de 2017

Princípio de Peter


Laurence J.Peter, pedagogo canadense tenta explicar o êxito profissional do medíocre pelo que denominou 'Princípio de Peter'. Diz que em uma organização, o medíocre tende a ascender até que atinja seu nível de incompetência. Ao alcançar o nível de incompetência, segundo o pedagogo, o medíocre se sentirá tentado a boicotar subordinados visando prejudicar sua promoção, ou, quem sabe, demissão.
Por conta da promoção por mérito, acabaremos ocupando algum cargo sem a devida competência e por tal, deixaremos de nos destacar, indo por água abaixo futuras promoções, nos encurralando em um nicho de mediocridade.
Por essas e outras, que os americanos buscando estimular a eficiência, preferem ao invés de promover o bom trabalhador, conceder-lhe aumento salarial. Sem nos esquecer, que entram aí outros fatores nesta complexa equação da mediocridade.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Nota sobre o 24 de maio

No dia em que se comemora N.S. Auxiliadora, Santa Sara Kali Padroeira dos Ciganos e a Infantaria, talvez fosse adequado lembrar dois Ciganos que venceram barreiras de preconceito e se tornaram presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek e Washington Luís. Juscelino, mineiro de Diamantina, Lazarista por fé, médico por profissão e militar por escolha, materializou a ideia em levar à oeste o desenvolvimento. Inserido no lema, 'festeja e trabalha', seu principal legado foi Brasília até hoje uma festa. "A vida sempre vale à pena, desde que a alma não seja pequena."

terça-feira, 23 de maio de 2017

Nota sobre Stanford

Um estudo da Universidade de Stanford concluiu que 80% do planeta está influenciado por ondas de calor por ação humana. Já a seca atualmente está na casa de 57% das regiões e as inundações em 41% da superfície terrestre.
Avaliaram também que os eventos mais quentes e mais extremos ocorrem nos trópicos. Já no caso de degelo Ártico descobriu-se que a pressão atmosférica ocorrida na onda de calor da Rússia em 2010 acabou por tornar-se padrão. Eventos extremos no norte com fortes variações de pressão atmosférica associadas à fortes ventos é o padrão.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Burocracia

O historiador inglês Cyril Northcote Parkinson, autor de 'A Lei de Parkinson' retratando o sistema burocrático inglês em meados do século XIX, defendia a ideia que o número de horas gastas em determinada atividade, nada tem a haver com seu resultado final. Quanto mais tempo alguém tenha para executar determinada ação, mais tempo levará em lográ-la.
Dizia que os chefes buscam multiplicar o número de subordinados à seu mando e que os funcionários sempre dão um jeito em arranjar trabalho  aos colegas. Em suma, afirmava que o resultado de determinada tarefa será o mesmo, quer seja feita por uma ou cinco pessoas, embora no segundo caso, o processo deverá ser mais longo e complexo.
Assim falava Cyril:
“A tarefa a se executar será insuflada de importância e complexidade em  proporção direta ao tempo disponível.”
“ O incompetente busca camuflar a própria incompetência pelo aumento das suas competências.”

domingo, 21 de maio de 2017

Cientistas caribenhos

O secretariado do Mecanismo Caribenho Regional de Pesca (CRFM), emitirá um relatório formulando estratégias, visando redução dos impactos climáticos na pesca. Por conta da região depender do ambiente marinho, além da elevação do nível do mar, rota de furacões, secas e danos aos corais.
Nesta toada, cientistas da terra estudam formas em gerir populações de corais e ostras nas ilhas Turks e Caicos. Fazem isto há dez anos usando estratégias e sistemas, visando mitigar as mudanças climáticas sobre a população ribeirinha. Através da construção de fazendas marinhas, criam ferramentas à defesa e conscientização da região fornecendo informações técnicas aos governos; nesta ideia entra o relatório.
OBS: e  por aqui Dr Michel, como vão as coisas?

sábado, 20 de maio de 2017

O poder

Em artigo publicado na revista Annual Review of Psychology pesquisadores da University College de Londres, em estudo realizado nos últimos quinze anos, traçaram o perfil daquele que está próximo ao poder.
Segundo a pesquisa, apresenta as seguintes características: falam primeiro quando em grupo, falam mais e mais alto, confiantes e geralmente interrompem os outros, dominadores por vezes egocênctricos e agressivos quando se sentem ameaçados.
Tudo isto, temperado por metas definidas, ação e decisão mais depressa,  correndo mais riscos. Por vezes, corrompem ou podem se corromper, traem ou negligenciam necessidades alheias.
OBS: certamente conhecemos vários nestas características.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Nota venezuelana

Por conta da desorganização econômica na Venezuela com inflação galopante, a agência Bloomberg criou um novo índice chamado de 'Latte'. Por conta da dificuldade em mensurar a situação econômica por índices de 300% ou 700% segundo o FMI e a consequente falta de informação pelo governo, o jeito foi dar um jeito próximo da média do cidadão.
Segundo a  Bloomberg uma xícara de café com leite, chamado por lá de grande marrom, custa de 450 a 1100 bolívares, gerando uma taxa inflacionária de 1526% ao longo de 17 semanas. Pelo câmbio do governo dito como real, o café em questão custa U$ 110 mas pela taxa no mercado negro,  este café sairia por 35 centavos de dólar.
Moral da história: Caracas é a cidade mais cara e mais barata do mundo. Isto provoca uma consulta ao Dr Michel: V.Exª acha que esse boi atola?

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Informação digital


Pesquisadores do  Laboratório de Imagens Visuais do Ecole Polytechnique Federale de Lausanne (EPFL) em artigo publicado no Jornal da Optical Society of America, avisam que esconderam uma imagem estática, foto, em um vídeo, que invisível à olho nu, pode ser capturada por uma câmera.
Levaram em consideração que o sistema visual não enxerga imagens em um fluxo inferior a 40 milisegundos. A câmera poderia ter regulado seu sistema de exposição e com isto, esconder qualquer imagem não visível à olho nu dentro de um vídeo. Por conta disso, desenvolveram um algorítimo que cria um vídeo especial, tempocode, ou de imagens do desdobramento escondendo diferentes frequências de uma foto. O dispositivo apresenta uma característica humana ou a exposição de tempo ajustável.
Moral da história: um vídeo pode transmitir mensagem visível diferente da imagem escondida, possibilitando assim, a transmissão segura de informação digital.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Custo da seca na África

A União Africana avisa que 50% da ajuda alimentar recebida pelos africanos decorre de desastres naturais. Destes, o mais evidente é a seca com impactos econômicos e ambientais provocando deslocamentos em massa. Em 2012, a ONU ajudou 54,2 milhões de pessoas na África com 2,7 bilhões de dólares ou 66% do orçamento.
A África Subsaariana e o Malawi enfrentam a pior estiagem em 10 anos, com queda da produtividade e do crescimento econômico. O nordeste da Nigéria o problema se agrava por conflitos armados obrigando o deslocamento de 2,5 milhões de pessoas. O  Sub-Saharan Lake Chad Basin, perdeu 90% da massa d´água entre 1963 e 2013 abrangendo partes da Nigéria, Camarões, Chade.
Em tempo: A África do Sul acaba de inaugurar uma planta de dessalinização de água que fornecerá água potável à 150 mil residências, apesar dos altos custos.

terça-feira, 16 de maio de 2017

Insegurança

O Banco Mundial avisa que 17 países da América Latina e Caribe, gastam em média 1,4% dos respectivos PIBs com violência ou quase 40% do custo total da criminalidade mundial.Em termos de percentagem do PIB a América Latina apresenta os custos mais elevados estando no limite inferior 1% e no superior 2%.
Em relação aos custos privados, o Cone Sul é a região que apresenta os custos mais baixos, situando na parte de baixo em torno de 0,6% do PIB e no limite superior 1%. Comparado com países desenvolvidos, numa amostra de seis incluindo EEU, Inglaterra, Canadá, Alemanha, França e Austrália, os gastos com segurança privada são menos da metade em relação a América Latina ou 0,4%.
OBS: uma faceta da sociedade em que vivemos.

Sobre a GM

O Presidente Maduro mandou confiscar bens e produtos da GM em território venezuelano de uma das fábricas lá localizada. A alegação dada é que são as companhias extrangeiras e outros países, os grandes culpados pela situação atualmente vivenciada.
Fato é que além da confusão com a multinacional, a gasolina aumentou depois de 20 anos e conectar-se à internet por lá, pede paciência de Jó, dito inclusive, ser forma de censura.
OBS: um detalhe sobre a GM; foi a primeira das grandes montadoras a obter lucro com veículos elétricos.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Nota gastronômica

Charles Spencer, professor de psicologia experimental e diretor do Laboratório de Intermodal Research University of Oxford,  avisa  que o cérebro é seduzido por estímulos sensoriais  desde o cheiro  à cor dos alimentos e sua apresentação à mesa. Daí surge a terminologia Gastrofísica que é a combinação de gastronomia, arte da escolha dos alimentos, cozimento e sua ingestão, ao lado da psicofísica que é o ramo da psicologia de estuda a relação entre os estímulos físicos e o julgamento que se faz a respeito.
Spencer fala que hábitos alimentares são mensurados pelo fenômeno da pornografia alimentar (food porn). Daí a tendência atual em exibir imagens a partir de uma variedade de paladares agradáveis, ricos em nutrientes e calorias visto na mídia em geral. No frigir dos ovos seria associação de comida com sexo como objeto de prazer ou por fatores externos visando mudar percepção dos alimentos como música,  iluminação etc.
Moral da história: Spencer avisa que a epidemia de obesidade não se erradicará pela Gastrofísica, mas sua compreensão ajudará a entender o obeso e encontrar caminhos de ajuda.

domingo, 14 de maio de 2017

Nota sobre as crianças

Equipe de pesquisadores da Universidade de Kyoto do Prof. Masako Myowa, publicou estudo na revista Nature Comportamento Humano relacionando por crianças de até seis meses, antes mesmo de falar, o reconhecimento com a justiça e o culto aos herṍis.
Falam em atração por figuras que protegem os mais fracos, reconhecendo atos heróicos nos estágios iniciais do desenvolvimento, sugerindo que o senso de justiça e admiração pelos heróis é qualidade inata.
Dai busca-se entender as relações de poder, ações favoráveis à vítima, sendo portanto uma oportunidade em contribuir à busca de soluções aos graves problemas sociais.

sábado, 13 de maio de 2017

Contemplação

Os marroquinos afirmam que a vida plena pressupõe a contemplação regular da morte. Concordo sem reservas. Infelizmente, sou incapaz de conceber a minha própria morte sem colocá-la na mise en scène bem mais terrível da velhice.
Sem dentes, incapaz de me mexer, completamente dependente de alguém a quem pago para cuidar de mim e a qualquer momento, sai  do quarto para não mais voltar. Claro que não é isto que entendem por contemplação da morte. Considerariam estes cenários uma desprezível forma de medo. A terapia de uma cultura é a tortura de outra.

 Paul Bowles em 'Valéry in The Sheltering Sky'

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Liderança

O caráter totalitário do princípio de liderança advém unicamente da posição em que o movimento totalitário, graças à sua peculiar organização coloca o líder, ou seja, da  sua importância funcional ao movimento. Comprova essa assertiva, o fato que tanto no caso de Hitler como no de Stálin, o verdadeiro princípio de liderança só se cristalizou lentamente e em paralelo à gradual 'totalitarização' do movimento.

 Hannah Arendt, 'A Origem do totalitarismo'

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Nota bancária

O governo alemão prendeu um espião suíço que à serviço de seu país, tentava identificar quais funcionários bancários suíços, venderam informações sigilosas aos alemães.
Detalhe: os alemães investiram no negócio da delação bancária 18 milhões de euros, parecendo que a coisa virou questão de estado.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Nota sobre o El Nino

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), avisa que a probabilidade do EL Nino retornar a partir do meio ou final de 2017 está entre 50% e 60%.
Relembrando: as flutuações de temperaturas nas partes central e oriental do Pacífico equatorial provocam mudança atmosférica no planeta. A questão é que o la Nina foi brando e as temperaturas no Pacífico Oriental ficaram na superfície 2ºC acima da média provocando enchurradas nas ilhas Galápagos, Equador e Peru. Modelos climáticos apontam à persistência destas condições  até junho de 2017, sugerindo seu prolongamento no restante do ano.
Há probabilidade de seca e calor na Austrália, Indonésia, Malásia etc. Verão ameno e seco no hemisfério Norte e monção mais branda. Seca no  sudeste da África e norte do Brasil. Enchentes no Golfo do México, Colômbia, Equador, Peru, Sul do Brasil, centro da Argentina, Quênia e Uganda. Por fim, Inverno mais ameno no Canadá e Alasca.
Em tempo: quanto a intensidade, só na hora.

terça-feira, 9 de maio de 2017

Fazendo as contas

Em abril de 2010, ocorreu o  maior derramento de petróleo da história no Golfo do México em águas americanas na plataforma Deepwater Horizon da British Petroleum. Foram lançados ao mar 4,9 milhões de barris de óleo crú, por conta da ruptura da válvula de segurança da abertura do poço quando da explosão da plataforma.
Além do incalculável dano ambiental, o custo financeiro vai a US 16 bilhões por inquéritos de 112 milhões de agregados das famílias americanas. Certamente aqui, levaremos mais de uma geração para resolver nosso maior desastre ambiental.

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Transparência financeira

Ainda não é consenso no mercado mundial, principalmente entre os mais ricos, que o custo do dinheiro em suas mais variadas formas é o grande fator que trava o desenvolvimento da economia mundial. O caso do euro  que penaliza os mais fracos pelo seu custo, acaba por deixar poucos em posição de vantagem.
A questão maior é que não se restringe ao euro, mas ao dólar ou qualquer moeda que esteja no topo da pirâmide financeira. No passado recente, economistas neoliberais propuseram uma cesta de moedas visando mais transparência à economia; parecia que não era o tempo certo.
A Inglaterra até aqui, funcionou na UE com duas moedas e o mesmo ocorre com alguns outros agregados; nós mesmos funcionamos com o real e o dólar. Entre os mais pobres, grandes despesas com a questão do clima (despoluição do Tietê ou da baia de Guanabara, por exemplo), por conta do custo do dinheiro, sempre ficam por fazer. Urge construir acordo para afrontar grandes projetos ambientais uma moeda virtual verde, não especulativa, atrelada ao ouro, alavancando projetos. A hora é essa.

domingo, 7 de maio de 2017

Nota sobre Schengen

A questão palestino-israelense seria irrelevante e levaria ao além suas intransigentes e intermináveis discussões, caso a UE lograsse fincar fronteiras pela via da negociação em Israel e Palestina, estabelecendo por lá os limites do espaço de Schengen. A base desta afirmativa está na crise dos Balcãs e nos cadáveres que insistem se levantar da tumba.
obs: sonhos de uma noite de verão parisiense.

sábado, 6 de maio de 2017

Nota sobre o Tabu

O tabu é uma interdição antiquíssima, imposta exteriormente (por autoridade)  visando os mais intensos desejos humanos. O desejo de violar essa interdição está sempre presente no inconsciente. Quem obedece ao tabu tem uma atitude ambivalente perante ao que proíbe.
A força mágica atribuída a ele deve-se à capacidade de induzir o homem em tentação. Essa força atua como uma contaminação, porque o exemplo é contagioso e o proibido se desloca no domínio do inconsciente para outro objeto. A remissão da transgressão do tabu por meio de uma renúncia, constitui prova que na sua base de obediência está uma renúncia.

Sigmund Freud em  'Totem e Tabu'

OBS:  proibição da prática de atividade social reprovável, religiosa, cultural ou socialmente.

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Nota histórica


A história ensina que os EEUU convencidos da impossibilidade em vencer o Japão pela via convencional e por várias razões, uma delas foi a ausência dos russos; decidiu pela opção nuclear. Vinte e cinco anos depois, pediram um parecer ao gen. israelsense Dayan, decretando depois de longas caminhadas pela selva: não vence! Os vietnamitas são melhores e mais capazes que os nossos rapazes, além disso, os russos estão do outro lado; o jeito é opção nuclear. Nixon, homem temente a Deus e de paz, sócio fundador da Anistia Internacional e do Greenpeace, jogou os helicópteros no mar.
Agora, de ante mão sabendo que a guerra  convencional é bobagem, o jeito é a opção nuclear. O mundo está curioso em saber se os EEUU serão capazes de provocar o silêncio tecnológico na Coréia do Norte, anulando seus silos nucleres e assim, de forma absoluta, destruí-los. Se for embuste, quer dizer, não conseguem, talvez o melhor seria enfiar a viola no saco e dar meia volta.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Nota mental

Baseada em estatísticas entre os anos de 2006 e 2014, a revista Psychiatric Services informa que houve aumento sem precedentes nos EEUU de pessoas com distúrbios psicológicos graves. Os dados  baseiam em 35 mil famílias ou 200 mil pessoas entre 18 e 64 anos.  3,4% da população americana ou 8,3 milhões de pessoas necessitam ajuda médica por questões mentais; há 10 anos eram 3%.
A situação se agravou a partir de 2008, evidenciando falta de profissionais, cobertura médica e acesso à medicamentos. Encabeçam a lista  inquietude, irritabilidade, direcionadas à desesperança com alta taxa de suicídios ou 43 mil casos/ano.
Para concluir, os mais vulneráveis estão entre 45 e 59 anos.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Clima e saúde

Avalia-se que o maior impacto das alterações do efeito estufa sobre a saúde humana seja a mudança na distribuição de doenças sensíveis ao clima pelas transformações ambientais e sociais. As cheias fluviais e costeiras afetaram milhões de pessoas na Europa na última década. Encabeçam a lista, lesões em geral, infecções, exposição à agentes químicos letais ou lixo tóxico e danos a saúde mental sem que se possa ainda fazer uma avaliação concreta. Mortes precoces  acompanharão ondas de calor mais frequentes e intensas. Algumas doenças teóricamente mais propícias à alterações ambientais como as transmitidas por carrapatos, mosquito tigre asiático, doença de Lyme, encefalite por carrapatos, febre do vale do Nilo e leishimaniose. Já presentes a dengue e chicungunha.
No caso das doenças mentais, o stress pós traumático pelos desastres extremos, secas prolongadas com calor intenso e falta d´água crônica. Distúrbios mentais sazonais completariam a lista.

terça-feira, 2 de maio de 2017

Pobreza no campo

Na América Latina o crescimento da receita e produtividade agrícola reduziram a pobreza; fato. Em 1990 numa população de 124 milhões de agricultores, 74 milhões eram pobres ou 59,7%, sendo 41 milhões ou 33,1% não satisfaziam suas necessidades alimentares. Em 2010 tais números se reduziram para 62 milhões de pobres rurais e 39 milhões em insegurança alimentar; fato.
Moral da história:  em 2010 a população rural na América Latina passou a ser de 119 milhões de pessoas e a pobreza, a insegurança alimentar, afetam 52% e 32% respectivamente. Os números não são piores por conta de programas de proteção social com suporte de renda, reduzindo a desigualdade.

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Tino e desatino


Ninguém dúvida da sua capacidade em dizer a verdade, ou, que nada sabia sobre o mensalão, que não existe neste país ninguém mais honesto que você. Todos acreditam que se realmente soubesse de alguma falcatrua da Odebrecht, não iria fazer palestra para eles. "Experimentar um sapato e não levar, não significa que seja o dono".
Não leve à mal, analfabeto você não é, ou, que não conheça o abcd. Não haveria ninguém em sã consciência à fazer afirmação contrária, afinal, quem não viu sua assinatura nos documentos da vida.
Por falta de tempo ou mesmo paciência, talvez um interlocutor de confiança poderia proceder-lhe leitura de documentos da República e com o tempo, tornar-se seu alter-ego predileto, ou quem sabe, formador de opinião.
Pelo que anda e andou dizendo por aí, certamente foi enganado pelos mais próximos, não só por quem lia a papelada ou indicava os chegados; seria o caso em rever amizades, principalmente as de confiança.