sexta-feira, 30 de junho de 2017

Constatação


Caso a indústria do petróleo aderisse com responsabilidade a meta de 2 Cº, estima-se que provavelmente três quartos das reservas mundiais de combustíveis fósseis, petróleo, carvão e gás, terão que ser domadas.
OBS: Uma troca dolorosa visando evitar agravamento de inundações, secas, fome, refúgio e insegurança alimentar.
OBS: "Nem a sociedade, nem o homem, nem qualquer outra coisa deve exceder os limites estabelecidos pela natureza." (Hipócrates)

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Nota sobre Stanford

Em 1968 o Stanford Research Institute apresentou ao American Petroleum Institute, detalhado relatório sobre os riscos enfrentados pela mudança do clima, com advertência clara da relação entre a queima de combustíveis fósseis, aumento da concentração de CO2 e os danos à vida. Isto, 20 anos antes do cientista da NASA James Hansen lançar publicamente o manifesto do clima.
OBS: A atitude do API em esconder tais perigos, se assemelha bastante a da indústria do tabaco quando escondeu os perigos do hábito em fumar.

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Nota do New York Times


A maior planta solar flutuante do planeta está sendo construída na China sobre um lago criado por antiga mina de carvão, gerando 40mv que abastecerá uma população de 28 mil pessoas.O lago é formado pelo fim da exploração mineira de carvão e pelo desabamento das galerias formando um grande vão de 10 metros de profundidade e 1,5 km de diâmetro.
Além disso descobriram as vantagens em estabelecer painéis na água; não ocupam espaços cultiváveis ou habitáveis, os painéis sempre se refrigeram melhorando em 11% a eficiência em relação aos localizados em terra, por fim, resistem a terremotos e suportam ventos de até 190 km/h.

terça-feira, 27 de junho de 2017

Nota educacional

O PISA ou relatório do Programa Internacional de Avaliação de Alunos coloca Cingapura e Japão nos primeiro e segundo lugares, Estônia em terceiro e Finlândia em quinto como os únicos europeus entre os dez primeiros. Conclui que países da Europa setentrional e ocidental, EUA, Austrália, Nova Zelândia são melhores em ciências, matemática e leitura que os latino americanos, norte africanos, sudeste e sul da Europa e da Ásia.
Segundo estonianos e finlandeses os fatores determinantes estão na forte motivação no aprendizado, maior eficácia no ensinar, professores bem treinados e valorizados.
Moral da história: na parte que toca a América Latina, concluímos que nossos resultados são reflexo do caminho trilhado até a presente data. Os fatos falam por si.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Erro histórico

É urgente e necessário que o estado de Israel em nome da transparência corrija o erro histórico, não pela ótica do estado, mas pelo resgate à verdade e somente sob o ponto de vista das famílias judaicas iemenitas envolvidas na questão.
Todos sabem que os fundadores do estado de Israel eram Ashkenazi europeus em sua maioria e os iemenitas judeus Mizrahim ou do leste. Resgatados da semi escravidão que viviam no Iemen, cerca de 48 mil judeus  foram levados à Israel pela operação Tapete Mágico.
Em tempo: A transparência e o resgate do erro histórico visa principalmente compreender as varias tribos de Israel e que há judeus com pele mais escura, não sendo portanto em qualquer tempo ou lugar, judeus de segunda classe.

domingo, 25 de junho de 2017

Sono e clima

A relação entre o calor e a perturbação do sono já é bem estudada pela ciência, porém o que já é bem aceito é que o efeito estufa deverá tornar a qualidade do sono pior.
A Universidade de Harvard estuda a correlação entre temperatura e sono sendo três vezes mais forte no verão. Quando o organismo entra em estado inconsciente ocorre dilatação vascular, permitindo a perda de calor e consequente redução da temperatura interna corporal.
Concluíram que o sono precário se deve a temperatura interna corporal acima do normal e ao passo que agrava o aquecimento global, temperaturas noturnas sobem mais rápido que as diurnas, determinando sofrimento em maior intensidade em pobres e idosos por precárias condições ambientais.
OBS: o Sol não afeta o aquecimento global, portanto à noite a queda não  adequada da temperatura pelo efeito estufa, precariza o sono.

sábado, 24 de junho de 2017

Fora de controle

Espalhou mundo afora que o governo peruano declarou estado de emergência em saúde na região andina de Pasco, localizada a 4.300 mts acima do nível do mar, rica em extrativismo mineral. Na região vivem cerca de 5.466 pessoas, sendo 4.693 menores de 12 anos e 573 mulheres grávidas, havendo mais de 1000 crianças doentes por sinais clínicos e laboratoriais de contaminação por principalmente chumbo e mercúrio. 
Por falar em contaminação, nosso mandatário passou pela Noruega para vender o Brasil e acabou comprando dois peixes podres. Um pedido para deixar correr a Lava à Jato e aí quem sabe uma brecha para vencer um Nobel. O outro foi a suspensão de metade da ajuda ao Fundo Amazônico por conta do aumento do desmatamento. O abacaxi ficou com o Ministro do Meio Ambiente que não perdeu a oportunidade em tentar enrolar o norueguês, dizendo que o governo fez tudo que podia para combater o desmatamento. 
OBS: Sr Ministro, viajar tão longe para soltar uma dessa era melhor ter ficado em Brasília ou ir pescar no Maranhão. Óbvio EXª que não fez, pois se tivesse feito, o desmatamento acabaria e na pior das hipóteses diminuiria. O melhor que V. EXª poderia ter feito diante tal arrocho seria ficar em silêncio.

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Chuva no deserto

Pesquisadores do Centro de Ecologia e Hidrologia da Europa (CEH) publicaram na revista Nature, estudo informando que a pluviosidade extrema no Sahel triplicou nos últimos 35 anos, trocando em miúdos, fortes tempestades.
O Sahel é a região entre o deserto do Saara e o Sudão, abrangendo o norte da África entre o Atlântico e o mar Vermelho.
Tais tempestades extremas se originam no Saara por conta do aumento da temperatura média nesta região e por conseguinte no Saahel, destróiem a plantação agrícola e as águas não penetram no solo, escoando rapidamente, o que representa 90% da chuva na região.
OBS: a vida que se transforma naturalmente ou por mãos humanas.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Nota sobre a Costa Rica

Cientistas da Universidade da Costa Rica e do Instituto Nacional de Inovação e Transferência de Tecnologia e Agropecuária, desenvolveram após cinco anos de pesquisa uma variedade de feijão resistente a seca.
Chamada de Nambi é originaria do Centro Internacional de Agricultura Tropical da Colômbia, tem como característica principal tolerância à secas, funcionando melhor nas regiões Norte da Costa Rica. Testada em diferentes áreas é a primeira variedade de feijão como resposta a alterações climáticas.
OBS: o semi árido nordestino agradece.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Ato de corromper

Nenhuma inteligência mediana pensará que ao corromper o político com grana, o empresario o faz pelo fato do corrompido ser politico; o faz, como adiantamento de serviço a ser prestado, não há  almoço grátis. Ingênuo pensar que com os empreiteiros presos pagando dívidas, os políticos seguiriam incólumes como se nada tivesse acontecido; óbvio que seriam colocados no radar da justiça.
Todos os políticos que inscreveram seu nome no livro dos Danados, como Cunha, Aécio, Dirceu e agora nosso presidente, certamente não prestaram o serviço combinado. É provável que seus corruptores não quiseram mais o velho jargão, 'Devo não nego pago quando puder', ou 'Isto é coisa velha precisamos negociar uma nova'.
Moral da história: quem paga a conta é o cidadão, desempregado, pobre, que todo dia é bombardeado com uma novidade de Brasília.

terça-feira, 20 de junho de 2017

Recuperação de solos

Por conta da contaminção do solo decorrente à guerra do Vietnam, em 2014 o governo local iniciou processo de reabilitação de terras, principalmente áreas contaminadas pelo agente laranja visando torná-las produtivas. Esta atitude vietnamita fez a alegria de empresas ambientais, apostando na tecnologia e trazendo a contaminação à níveis aceitáveis.
Outro país favorável a estas questões é a Colombia por conta de danos ambientais, não só do agente laranja mas do processamento de drogas ou mineração ilegal em mãos da guerrilha. O mercado da descontaminação, além da transferência de conhecimento pós anos de pesquisa é bastante promissor.

segunda-feira, 19 de junho de 2017

O caso americano


O exemplo americano é emblemático: caso os EEUU implantassem painéis para captação de energia solar, teriam um custo de menos de U$ 1,00 por watt de capacidade instalada. Com defasagem de 755GW de instalação de painéis pois só possuem 22,7GW, o preço do investimento seria de 1,5 trilhão de dólares, porque a energia solar é mais barata que a do carvão. Além do investimento ser recuperado com a venda de energia. A China e Índia estão entrando nessa.
OBS: "Contra a estupidez até os deuses lutam em vão."(Goethe)

domingo, 18 de junho de 2017

Dias melhores

Parece unanimidade falar que dias melhores já vieram ao samba carioca, pode ser que ainda venha outros melhores ainda, mas certamente como aqueles nunca mais. A figura representativa destes dias foi sem dúvidas o Dr Castor, homem que encarnou seu apogeu e de toda uma época.
Reza a lenda que foi o menino predileto de Padre Miguel, de coroinha chefe a garoto de recados de confiança. Cortejado da Vila Mimosa ao palácio Guanabara, por Excelências, Meritíssimas(os), Reverendíssimas e Reis; sempre que por aqui passavam não esqueciam de uma visitinha, já que nunca se sabe o dia de amanhã.
Iluminado pelo seu brilho o samba conheceu seus melhores dias, cortejado pela direita e esquerda, por legais ou ilegais, ricos e pobres, eruditos e iletrados. Com ele, o carnaval de rua carioca viveu sua impertinência para não rivalizar com o desfile das escolas, exceção feita ao bola preta. Com ele, aconteceram os dias de glória na passarela do samba, que mais tarde evoluiria para a cidade do samba, talvez visualizando num futuro, o estado do samba e quisera Deus, o país do samba. No seu tempo, político não era incomodado pela PF ou MP, não havia julgamento importante sem antes uma palavrinha com o Doutor, muito menos prender o governador.
Dr Castor passou e seu filho não segurou, com ele os dias melhores do samba parecem também passar. A realidade aí está, reduziram o subsídio ao samba alegando o pão da boca das criancinhas. Sem falar evidentemente que carnaval é coisa do diabo que é transmitido pela tv dos ricos e não dá brecha à tv dos pobres e crentes. A realidade mostra à todos que dias melhores já vieram, pelo menos para o samba. Como reagirá aos fatos, só Deus sabe.

sábado, 17 de junho de 2017

Nota sobre o mercado


Por definição o mercado de resíduos sólidos está constituído por tipos de resíduos, serviços de gestão e análise da geografia envolvida. Só na Espanha negócios de tratamento e eliminação de resíduos urbanos envolvem 1,405 bilhão de euros, se estagnando à seguir em 5,2%, por conta da desaceleração de investimento em novas instalações. Daí aumento de volume de resíduos nas plantas instaladas e discussão sobre preços com a administração pública.
obs: Parece que a questão é mundial, participa da licitação e depois inicia novo processo de estabelecimento de preço.

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Nota sobre o WWF


O WWF ou Fundo Mundial para a Natureza, avisa que nos últimos 30 anos a pesca diminuiu em todo o mundo. 3 bilhões de pessoas dependem desta atividade como fonte principal de proteína. A indústria pesqueira está relacionada direta ou indiretamente a 12% da população mundial, gerando 2,9 trilhões de dólares. Como exemplo, o Caribe diretamente envolvido na atividade, para sua sobrevivência busca ações de mitigação e assim preservar a economia azul gerando uma renda de 407 bilhões de dólares.

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Nota intrigante

A carne crua ao ser descongelada solta um líquido vermelho que pensamos tratar-se de sangue bovino.
O Business insider avisa que pesquisadores descobriram que tal não é sangue, mas fruto de uma reação química que ocorre em decorrência ao congelamento. Tata-se de água associada a proteína chamada mioglobina, de estrutura similar a hemoglobina e presente no músculo bovino, cuja função é armazenar oxigênio. O ato de congelar faz com que cristais de gelo rompam as células musculares e pela riqueza em ferro adquire tonalidade vermelha.
Moral da história, nem tudo que reluz é ouro ou nem tudo que aparenta é.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Verdade chinesa

Quando em sua visita a China nos idos de 1972 Nixon questionou o primeiro ministro do país sobre o impacto da revolução francesa; recebeu como resposta “É muito cedo para dizer”, demonstrando como os chineses percebem o decorrer da história ou desvalorizando o curto prazo e fixando-se no que realmente poderá ficar.

terça-feira, 13 de junho de 2017

Nota financeira

Especialistas da Universidade Tecnológica de Michigan estimam que se os EEUU abandonarem o carvão como energia e passarem a usar a energia fotovoltaica, evitarão a morte prematura de 52 mil pessoas/ano e com benefício econômico de 2,5 milhões de dólares para cada delas.
OBS: A OMS avisa que poluição causa  câncer, AVC, Doenças vasculares e respiratórias crônicas.
OBS: "O homem mais irremediavelmente estúpido é aquele que ignora sua sabedoria." (Isaac Asimov)

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Escolhas

                                     

Em 1991, Bush pai de Yale recuperava o Kuwait de Saddam, a Alemanha consolidava sua reunificação (os cacos), Mitterrand mandava brasa, o Brasil produzia seus carros elétricos, os ruralistas lavavam a égua na Amazônia e a Rússia preparava-se para os grandes conglomerados empresariais, inclusive em petróleo e gás.
OBS: A Shell produzia este alerta que depois de 26 anos deveríamos rever, já que recordar é viver.

                                                         Mil palavras

domingo, 11 de junho de 2017

Nota sobre o IPCC

o IPCC ou Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas avisa que espécies animais de terra ou água, doce ou salgada, mudaram de áreas geográficas, atividades ou padrões de migração em resposta ao efeito estufa.
Obs: igualzinho nós humanos.

sábado, 10 de junho de 2017

América Latina

O Presidente da CropLife disse que a América Latina com mais de um terço da água doce do planeta e 25% das terras aráveis, em 2050 para alimentar uma população de 9,3 bilhões de habitantes, necessitará produzir 60% à mais de alimentos que atualmente.
Moral da história: o desafio em conservar, produzir ou mitigar está na ordem do dia e o fracasso ou resultados inssuficientes, desaguarão em mais fome e pobreza.

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Nota sobre paraíso fiscal

Nas ilhas Cayman em um edifício há domicílio legal de quase 19 mil empresas registradas que não pagam impostos sobre os rendimentos, tudo limitado a uma simples caixa postal. Entre 100 empresas que negociam em dólar, 82 possuem subsidiárias em alguma jurisdição considerada paraíso fiscal. Nesta toada, estão Apple, American Express, Bank of America, Google, JP Morgan, Microsoft e por aí vai.
Segundo o Observatório de Responsabilidade Social Corporativa, como amostragem européia, na Espanha 94% das grandes empresas listadas no IBEX 35, possuem empresas comerciais registradas em paraísos fiscais, havendo um aumento de 60% desde 2009, de 273 para 437 em 2011.
OBS: 'Se nada der certo, fica a lembrança do que fomos um dia.' (Provérbio inglês)

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Mídia digital e conteúdo

A rendição das plataformas digitais de redes sociais à produção de conteúdo, poderia ser vista como um caminho inverso ou sentido de baixo para cima. As grandes cadeias de produção de conteúdo, até aqui, apresentam uma linha de pensamento visando atrair público. Ao que parece, com as redes sociais deve acontecer o contrário, quer dizer, já conquistaram espaço e agora passam à produção do conteúdo.
OBS: talvez tenha chegado o verdadeiro momento da democratização do conhecimento, quem sabe, o objetivo inicial da democratização da mídia, ou, o conhecimento à distância; quem sabe!

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Nota genética

O povo Sherpa originário do Tibet, há 500 anos chegou ao Nepal cuja aldeia tornou-se a empresa indispensável aos alpinistas candidatos ao Everest. Apresentam uma descoberta científica importante ou adaptação genética à falta de oxigênio.
A revista PNAS publicou estudo classificando os Sherpas como adapatados genéticamente à hipóxia hipobárica, por conta de mutação vantajosa em metabolizar O2 com mais eficiência que os viventes à nível do mar. Além disso, nos informa que limitam a quantidade de gordura queimada e maximizam o consumo de glicose (açúcar), obtendo mais calorias ao respirar.
Conclusão: a diferença para os alpinistas que buscam adaptação à falta de Oxigẽnio, por terem sangue mais fino, retém menos o oxigênio, que flui melhor pelos vasos e presiona menos o coração.
OBS: esta conclusão científica abre espaço à adaptações ambientais com base genética.

terça-feira, 6 de junho de 2017

Efeito secador de cabelo

A ciência do clima nos esclarece o mecanismo pelo qual, as geleiras árticas rapidamente se desfazem e em progressão geométrica.
Ao que chamam de efeito de secador de cabelo, o efeito estufa provoca o aquecimento dos ventos e o que eram ventos glaciais tornaram-se ventos frios e seu impacto nas geleiras e superfície provoca rápido liquefazer.
Obs: em breve o Ártico deixará de ser gelado para ser frio, liberando pelas ex-terras eternamente geladas, quantidades imensuráveis de metano.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Mulher na agricultura

O Chile, o Equador e o Peru encabeçam a participação feminina na agricultura. Chamada de feminização da agricultura, muitas vezes na prática representa sobrecarga às mulheres. O tipo de trabalho feminino em participação, são via emprego assalariado em agro-indústrias destinadas à exportação.
Moral da história: aqui não são computados a agricultura familiar, destinada ao mercado local e fomento de classe média empreendedora.

domingo, 4 de junho de 2017

Nota uruguaia

Representante do Centro interdiscipĺinar de Estudos de Desenvolvimento do Uruguai (CIEDUR), avisa que apesar da existência de leis ambientais no país, o problema é implementá-las.
Uma dessas, são as Normas do Sistema Nacional de Áreas Protegidas ou Lei de Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Sustentável e da Lei de Acesso à Informação Pública, visando a promoção de transparência da Função Administrativa.
OBS: aqui é assim também.

sábado, 3 de junho de 2017

Sábado

                           
Dizem que vida é o que se vive para quem vai e o que se deixa para quem vem.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Calor e comportamento

Estudo sobre comportamento e economia na mudança climática empreendido pela Universidade da Califórnia, nos revela consequências negativas em estar cansado o tempo todo.
Por conta, enumeraram erros cognitivos pelo adormecer precário, como bater com o carro ou decisões ruins no trabalho.
Desaprendizagem estudantil por privação de sono, muito conhecida, e ao lado da mudança climática de forma sistemática, por conta de altas temperaturas, determinam custo à saúde e a economia.

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Canal da Nicarágua

Canal da Nicarágua concorrente ao do Panamá, com 278 kms de comprimento, 520 mts de largura, 30 mts de profundidade ligará novamente os Oceanos Pacífico e Atlântico. Com previsão de início em 2014 e término em 2019, inicialmente orçado em 50 bilhões de dólares ou quatro vezes o PIB do país.
O grupo chinês HKND é responsável por setores da obra prevendo seis sub projetos como: eclusas, duas portas, zona de livre comércio, aeroporto internacional e estradas. Acrescente-se aí uma fábrica de cimento e indústrias correlatas à execução da obra.
Moral da história: até agora nada, a pobreza não é só uma fatalidade que afeta os mais fracos, se insere com força nos governantes alucinados.
OBS: não é só Salim que faz qualquer negócio, chinês também.