quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Engenharia do clima

Antenado no desafio climático, o Ministério da Ciência e Tecnologia da China com verba de 3 milhões de dólares 15 docentes e 40 estudantes de três instituições diferentes, busca dar forma no âmbito da engenharia do clima, da utilização dos meios tecnológicos para alterar o ambiente e seus impactos na vida da terra. 
Além de discutir e abordar tais questões no campo da política e governança, buscam desenvolver tecnologias e experimentos, de foco diferente ao dado pelo americanos no mesmo tema. A engenharia do clima analisa potenciais impactos no gelo polar, nível do mar, agricultura, saúde humana, além de irrigação no deserto e circulação oceânica.
OBS: até aqui, toda a qualquer descoberta científica, em qualquer campo, tem a avaliação econômica colocada no topo das prioridades, tornando secundários ou minimizados possíveis efeitos colaterais.

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Geoengenharia

Surge na ciência do clima a engenharia climática com o nome de geoengenharia. Um termo genérico para admitir propostas de combate aos efeitos das mudanças climáticas. A China aparece como líder em potencial, mas a ideia engatinha na Europa e EEUU com o programa Solar Geoengineering Harvard. 
O princípio é intervir na liberação de radiação global, visando reduzir os riscos de acumulação dos gases efeito estufa. Inicialmente duas ideias são mais discutidas, ou, a injeção de aerossóis na estratosfera para dispersar a luz, ou, em baixas nuvens marinhas que em consequência, refletirá a irradiação solar ao espaço. 

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Nota específica

Ao que se tem notícias, o povo judeu é sempre relacionado ao livro sagrado ou Torá, cujos ensinamentos remete a saga judaica de escravidão e libertação por ação divina, isto é, não violenta. As últimas gerações, principalmente da segunda metade do século XX e as do século XXI, parecem relacionar a saga judaica atual com o interminável conflito do Oriente Médio.
Moral da história: os relatos da Torá continuam valendo ao moderno povo judeu como era aos antigos, basta lembrar a libertação da semi escravidão do Yemen e dos judeus retidos na Síria por conta da guerra do 1967.

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Recuperação e seca

Pesquisa realizada pela Woods Hole Research Center e a NASA, avisa que os tempos de recuperação dos ecossitemas pós secas varia nas diferentes regiões do mundo. À medida que se agrava o efeito estufa, a recuperação é mais lenta ou mesmo incompleta por conta da perda vegetal prolongada. Informam ainda que os  trópicos e as latitudes norte elevadas, são particularmente vulneráveis com atraso maior em relação à outras regiões.
Moral da história: períodos mais curtos entre secas, associados à tempos de recuperação mais longos podem levar à mortalidade generalizada do bioma, reduzindo a capacidade terrestre de absorção de CO2.

domingo, 27 de agosto de 2017

Adaptação

Uma das regiões mais inóspitas da terra é a depressão de Danakil na Etiópia onde águas termais descem do vulcão Dallol até o lago de Assal. Quase nunca chove  em Danakil e as temperaturas normalmente são de 45ºC ao lado de constantes erupções vulcânicas. Borbulha água do mar e magma subterrâneo chegando a superficie em temperatura de ebulição, ao lado de cloro e vapores de enxofre produzindo névoa ácida de odor fétido.
Curiosos cientistas, lá desde 2013, estudam a vida microscópica local visando entendê-la sob condições extremas. Descobriram que nas piscinas tóxicas há bacterias, além de encontrarem DNA em um charco com Ph 0, novo recorde de vida em acidez, já que o anterior era no Rio Tinto com ph 2.
Moral da história: essa pesquisa abre espaço à pensamentos de vida sob condições extraterrestres, mais do que isso, nos mostra que o que está em discussão no momento não é o apocalipse ambiental na terra, mas as condições futuras de sobrevivência.

sábado, 26 de agosto de 2017

Biorremediação

Pesquisa do  Centro Nacional de Biotecnologia do CSIC (CNB-CSIC) publicada na revista Biotechnology Advances, defende novo conceito de Biorremediação usando microorganismos ou outros seres vivos visando mitigação ambiental, desde que sejam avaliadas todas as implicações possíveis.
Daí surgem novos campos da biologia como a biologia de sistemas e biologia sintética visando descontaminar água ou solos mitigando o ambiente. Nesta ideia buscam bactérias para remover gases de efeito estufa ou plásticos no oceano.
OBS: uma forma de tentar desfazer os danos.

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

O ambiente em números

O MIT atualiza os números do tempo:
280 milhões de pessoas estão sem acesso à água potável, 120 milhões estão sob risco de inundações, 12 milhões estão expostas à inundações costeiras, queda de 24% da produtividade do milho global, queda de 8% no rendimento da cultura do trigo, 34% das espécies de plantas devem perder metade do seu habitat e por fim, 21% dos mamíferos perderão o seu habitat.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Lei da maconha

O Jornal El Observador informa que o Banco Central do Uruguai fechou as contas bancárias das farmácias ligadas a maconha estatal. 
A questão é que atividades recreativas da Cannabis continuam proibidas nos EEUU, como exemplo, o Bank of America e o Citibank estão nessa.  
OBS: tantas conclusões podem ser tiradas desse enrosco.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Ranking

A capacidade instalada de energia solar para aquecimento de água coloca o Brasil em primeiro lugar na América Latina e o México, mesmo com pouca vantagem nesta alternativa, em segundo lugar. 
Detalhe: a geração fotovoltaica evitou em 2016, a emissão de 130 milhões de toneladas de carbono na atmosfera.
Moral da história: a Celesc lançou o bônus fotovoltaico ou subsídio de 60%, para instalação de mil plantas residenciais em Santa Catrarina

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Cidade verde


O governo da Guiana junto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), lançou na cidade de Bartica a parceria Japão-Caribe sobre mudanças do clima (J-CCCP). O financiamento japonês de 15 milhões de dólares abrange Belize, Dominica, Granada, Jamaica, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname e Guiana, visando melhoria na segurança energética e adaptação à mudanças do clima.
Bartica com 15 mil habitantes a 80 kms do Atlântico, banhada pelo rio Essequibo é porta de entrada ao interior da Guiana. É o primeiro sistema solar fotovoltaico (PV) conectado à rede de 20 Kwp e associado a iluminação de energia urbanda de LED.
OBS: um exemplo de como o mundo se movimenta em torno do acordo de París.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Nota brasileira

Pesquisadores da USP associados ao Departamento de Química da Universidade de Antilhas, desenvolvem projeto visando transformar resíduos em recursos, matérias primas tóxicas em insumos sãos e a migração de processos com impacto ambiental à produção sustentável. 
Quer dizer, transformar cinzas da queima de biomassa e fibras de biomassa em cimento destinado a produção de placas planas ou onduladas. Além de utilizar fibras e partículas de biomassa aglomeradas mediante resina vegetal para a fabricação de embalagens.
Moral da história: buscam alternativa ao cimento de amianto e aos aglomerados baseados em resinas fenólicas, que são cancerígenos.

domingo, 20 de agosto de 2017

Nota de custo


O custo da energia solar em 2016 caiu 50% em 58 países, sendo que nos países emergentes baixou um terço em relação a 2010. O detalhe disto é que a energia solar não é subsidiada estando abaixo do custo do carvão e gás natural.
OBS: o curioso disto tudo é o caso da Espanha com o maior número de hora/sol da Europa, possui uma potência instalada muito menor do que a Alemanha.

sábado, 19 de agosto de 2017

Nota sobre a antiguidade

A primeira vez que se tem notícia da vida eterna após a morte, remete ao Faraó Ramsés IV em 1146 a.c., por conta de duas cebolas nas cavidades oculares como símbolo de vida eterna. Posteriormente foram substituídas por olhos de vidro.
OBS: A vida eterna apresentada no cristianismo, confirma influência egípcia que os mortos trazem luminescência aos vivos.

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Plasticidade cerebral

Pesquisadores da Universidade de Tubingen e Universidade das Ilhas Baleares, descobriram que a prática musical gera em músicos a percepção da informação corporal chamada de interocepção. Outra pesquisa publicada Human Brain Mapping, identificou que a organização das redes neuronais na Ínsula (região do cérebro), participa da integração e percepção sensorial com outras regiões. 
Em suma, descobriram que os músicos apresentavam maior conectividade funcional da Ínsula em relação a região do cérebro chamada córtex, nas funções de detecção processamento de estímulos ou informações emocionais.
Tais descobertas indicam que estas regiões estão envolvidas na detecção e integração sensorial e que a prática musical, provoca modificações plásticas no cérebro a nível de organização de redes neurais.
Moral da história: hora dessas desenvolvem programação musical na linguagem de inteligência artificial.

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Trigo boliviano

Lançada na Bolívia uma variedade de trigo chamada de TBO Mestre, desenvolvido pela Biotrigo Genética do Brasil. Com características de alta resistência a Pyricularia, principal enfermidade da cultura neste país, adequado à regiões mais áridas e com menores volumes de chuva.    
Classificado como ótimo à regiões mais quentes e solos com presença de alumínio tóxico, fator mais importante em regiões com chuvas fracas. Foram plantados cerca de 109 mil hectares, na esperança de afrontar a pior seca do país e melhorar a segurança alimentar. 
Moral dessa história:  melhor plantar pão do que aquela folha.

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Nota sobre Inteligência artificial

Reconhecer a voz ou identificar objetos inseridos em uma imagem, fazem parte da Inteligência Artificial exposta por algorítimos. Acrescente-se aí, traços humanos, curiosidades várias, imaginação e memória que ainda engatinham.
Moral da história: A versatilidade dos algorítimos especializados por compreensão da mente humana é um caminho árido no desenvolvimento da ciência em questão, cujas camadas matemáticas com o tempo, deslancharão como tudo na vida.

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Resistência bacteriana

Cientistas do Centro Nacional de Biotecnologia da Espanha, demonstraram que bactérias resistentes à antibióticos readaptam seu metabolismo, compensando desvantagens e mantendo intacta sua capacidade de sobrevivência.
Estudando Pseudomonas aeruginosa, notaram nas membranas grande quantidade de proteínas que bombeiam antibióticos ao exterior. Atividade essa que leva a acidificar o interior do organismo causando desequilíbrio. A energia extra dispendida é compensada pelo aumento da capacidade respiratória e consumo de oxigênio, redefinindo assim, seus processos metabólicos.
Moral da história: a ciência sempre nos tem apresentado pesquisas demonstrando a capacidade de adaptação animal, cujas desvantagens compensadas nos casos positivos são causas de sucesso. Nada impede que por conta das rápidas transformações da vida atual, surjam casos positivos entre humanos.

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Transtorno de personalidade

O estudo do Transtorno de Personalidade Limite se caracteriza por incapacidade de relações estáveis ao lado de emoções instáveis. Fato marcante é o comportamento impulsivo, além da instabilidade de afetos, de relacionamentos interpessoais e de auto imagem.
Atinge adultos em sua maioria sendo o índice de suicídios em torno de 10%, além de manifestar-se em situações variadas. Ocorre intenso medo de abandono, crises de raiva, irritabilidade sem causa aparente. A característica forte de TPL envolve a idealização e desvalorização do outro, variando entre excessiva consideração positiva e forte decepção.
Moral da história: este distúrbio psiquiátrico tem conseguido passos adiante por conta da integração do diagnóstico através da inteligência artificial, sendo um marco no avanço do estudo da psiquiatria.

domingo, 13 de agosto de 2017

La Terra dei Fuochi

Desde de os anos 90 a Camorra recolhe lixo tóxico principalmente das regiões mais ricas da Itália, cobrando preços módicos, depositando e queimando à noite nos arredores de Napoli e Caserta. Proveniente de indústrias siderúrgicas, fertilizantes, couro, tintas e de plásticos, dissemina no ambiente amianto, arsênico, chumbo e cádmio.
Por conta, o Instituto Superior de Saúde da Itália confirma que casos de câncer infantil dispararam na região metropolitana de Napoli, sendo até dez vezes superiores à outras regiões, ou, 51% até um ano de idade e 42% até 14 anos.
Moral da História: O governo italiano tem falado na promoção de leis e tomada de atitudes avisando que os incêndios diminuíram, não à ponto de modificar a dolorosa estatística, quer dizer, lento no enfrentamento à Camorra.
OBS: quem não leu alguma coisa sobre o livro 'Caserta', tendo inclusive, um blogue chamado ‘La Terra dei Fuochi’  que mapeia os incêndios.
Em tempo: 'Quando o todo se sente mal, é impossível que uma de suas partes seja totalmente sã''. (Platão)


sábado, 12 de agosto de 2017

Nota sobre a vida moderna

Investigação na Escola Politécnica Federal de Lausane (EPFL) na Suíça, demonstra que a organização social a que pertencemos pode nos fazer vulneráveis ao stress crônico. Já o metabolismo cerebral, pode dectectar o status social de determinada pessoa. Daí incorpora-se a ideia de Resiliência sob a ótica do status social pessoal, assim como sua vulnerabilidade ao stress, ao lado da capacidade em adaptar-se à situações adversas.
Moral da história: O problema não é ser, mas passar do modo sou para o modo fui. Ser pobre é complicado, muito mais complicado ainda é um dia ter sido rico e tornar-se pobre.

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Novidade


SFTSV (Severe Fever with Thrombocytopenia Syndrome Virus), trata-se de virose identificada na zona rural da China em 2010 e posteriormente no Japão em 2013 e em seguida Coréia do Sul. Os sintomas são febre, trombocitopenia (plaquetas baixas provocando hemorragias), leucopenia (leucócitos baixos) com problemas gastrointestinais e mortalidade entre 12/30%.
O contágio inicialmente era através da picada de carrapatos, sendo que o Japão anunciou a morte de uma paciente por contágio pela mordida de gato, até então desconhecida.
OBS: nada além da novidade, mas como é vírus, vírus é sempre vírus.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Menos gelo mais água

A perda de massa de gelo glacial da Groenlândia e Antártida passaram a ser mais notadas no período entre 1992 e 2011, acelerando com força entre 2002 e 2011. O Ártico perdeu 4% da superfície entre 1979 e 2012, paradoxalmente no mesmo período, medições na Antártida indicam aumento de gelo entre 1,2% e 1,8%, salvo possíveis enganos.
Moral da história: as gelerias no passado chegaram a ocupar 30% da superfície planetária passando aos atuais 10%, acumulando mais de 75% da água doce do planeta.

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Nível dos oceanos

A Nature Climate Change avisa que até 2014 o nível do oceano aumentou 50% mais rápido que em 1993, o vilão dessa história seria o gelo da Groelândia. Em termos econômicos a subida do mar deve impactar em 95% das áreas oceânicas, consumindo 70% das despesas em infraestrutura e demais danos humanos no mundo ou um aumento de 20% médio global.
OBS:não se incluem nesta conta eventos de mar extremo, como marés meteorológicas que aumentaram desde 1970.

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Chaga invisível

Uma das formas de volência menos visível da sociedade é a violência psicológica, presente no dia a dia desde a familia aos ambientes de convivência e  trabalho. Segundo a psiquiatra francesa Marie France Hirigoyen especialista em vitimologia, nos esclarece que trata-se de violência diária, persistente, sutil tendo a palavra, o olhar e o gesto como armas. Cada humilhação deixa um impacto emocional e transparece a intenção na negativa visando denegrir, submeter ou minar a auto estima alheia.
O sociologo Albert Biderman estudou os métodos chineses de tortura contra seus prisioneiros e que posteriromente notou semelhanças aos da violência psicológica, havendo atualmente uma escala chamada de escala de Biderman para mensurar o abuso.
OBS: mecanismos de denegrir, inutilidade e destruição da autoestima como humilhação, critica ao biotipo físico ou assédio por ciúme intenso, ao lado de pressão econômica e violência sexual são as queixas mais contundentes. Segundo psiquiatras determinam o stress pós traumpático, insônia e perda da concentração, culminando com a deterioração da saúde mental como um todo.

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Hora da verdade

A Índia possui um dos mais extensos sistemas ferroviários do mundo, tudo devidamente movido a diesel, inclusive luzes, dispositivos de informação e etc. A novidade no velho é a colocação de painéis solares nos trens e buscar assim, a economia de 21 mil litros de diesel por ano.
OBS: a malha ferroviaŕia está inserida no conceito de infraestrutura do futuro, com o respeito aos sindicatos de caminhoneiros, rodoviários e etc, mas isso está inserido na discussão sobre o clima.

domingo, 6 de agosto de 2017

Utilitarismo

Jeremy Bentham filósofo inglês foi o precursor do pensamento Utilitarista. Trata-se de escola de pensamento baseada na aplicação lógica do liberalismo de Adam Smith.
Questionando o direito Natural pela suposição da existência de direitos e deveres intrínsecos ao cidadão, acompanhando-o por toda a vida e visando manter a ordem na sociedade. Dizia-se que tal ordem necessita de contrato original e em caso de não cumprimento pelo estado dos deveres para com o cidadão, estes deveriam se manter obedientes a ele.
Moral da história: Bentham questionou a teoria do direito natural substituindo pelo utilitarismo (ações são boas quando promovem felicidade e más quando promovem a infelicidade), cujas ações conduzem mais a felicidade que a desordem social, considerando que ações humanas são movidas por interesses pessoais.

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Nota sobre fertilidade

Estudo publicado na revista 'Human Reproduction Update', nos avisa que desde os anos 1970 reduziu em 60% a concentração de espermatozóides/ml em semens do EEUU, Europa, Austrália e Nova Zelândia. Já visível a estagnação populacional na Alemanha e Itália. A análise foi sobre 185 estudos entre 1973 e 2011 numa população de 43 mil homens, com redução de 99 milhões/ml para 47,1 milhões/ml.
Moral da história: envelhecimento populacional. Diz-se que uma sociedade é envelhecida quando o número de pessoas com mais de 60 anos atinge 10%.
obs: Avaliação feita em 2016 sobre 30 mil homens na China, registra queda da fertilidade de 18% entre 2001 e 2015. Há no país 150 milhões de pessoas acima de 65 anos ou 10,8% da população. Em 2050, a relação entre a população ativa e o número de indivíduos em idade de aposentadoria poderá atingir os 44%. Nas grandes metrópoles, jovens optam por casar tarde e ter apenas um filho.


Acidificação

A produtividade da vida oceânica se relaciona ao ciclo de carbono na terra por conta de sua absorção, diminuída a partir dos anos oitenta pelo aquecimento e acidificação. O detalhe perverso é que os oceanos se aquecem primeiro próximo a superfície, ou, acima de 75 mts em que a temperatura subiu 0,11ºC entre 1970 e 2010. Já o quesito acidificação, mostra que o ph (ponto de hidrogênio) que dá a acidez da água, diminuiu 0,1 (tornando-a mais ácida) aumentando em 26% a acidez.
Moral da história: a acidez altera a vida dos diferentes ecossistemas, caso da Austrália com sua barreira de corais favorecendo a morte. Outro sinal corriqueiro que já vemos, são as famosas proliferações de algas no mar ou línguas esbranquiçadas que dizem não ser nada demais.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Raciocínio relacional

Ronda o mundo do pensamento, o conceito de raciocínio relacional como a capacidade de enxergar relações entre diferentes representações mentais ou objetos, palavras e idéias. A importância deste raciocínio consta no fato de ser crucial ao desenvolvimento humano e cognitivo, vital para que se resolva qualquer problema.
Daí, surge o conceito irmão de aprendizagem relacional ou a capacidade em estabelecer relações entre objetos que vemos, considerada como qualidade básica do processo cognitivo fundamental da inteligência humana
OBS: as ideias acima expostas decorrem de publicações no The New Scientist, feitas por pesquisadores do Alphabet, que tentam ensinar seus computadores o raciocínio relacional.
Moral da História; Brasília e o mundo são o que vemos, porque nossos iminentes 'top de linha' ainda não se atentaram ao que a rapaziada do Alphabet tem a dizer.

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Calor crescente


A OMM avisa que em 137 anos no Hemisfério Norte, o mês de maio passado foi o mais quente de todos com uma temperatura 0,88º C mais alta em relação à média. Avisa ainda que a primavera passada foi a mais quente registrada na história humana. Informa que 2016 foi o ano mais quente desde 1880, ficando a temperatura no hemisfério norte 1,1ºC acima da temperatura global, considerando como padrão o período pré revolução industrial.
Com base no ano 2000, de lá para cá a temperatura global bateu sucessivos recordes em 2005, 2010, 2015 e 2016. A prosseguir no ritmo atual é seguro afirmar, segundo o IPCC, que chegaremos a elevação de três graus em 2100 com ondas de calor extremo chegando cada vez mais longe, durando mais e mais frequentes, aumentando os afetados dos 30% atuais aos 74% em 2100.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Dessalinização por membrana

Em andamento, desenvolvido pelas universidade de Rice e de Yale, um novo processo de dessalinização da água do mar utilizando luz solar. Através de  nanopartículas comercialmente disponíveis e de custo baixo, que convertem até 80% de luz solar em calor, quer dizer, destilação por membrana e captura de luz. Os resultados apontam na direção de se produzir 6 lts de água dessalinizada (doce)/hora por metro quadrado de membrana solar.
OBS: há no mundo atualmente, 18 mil instalações de dessalinização operando em 150 países.