sábado, 30 de setembro de 2017

Qualidade do ar

Para quem não sabe, a UE possui uma rede de satélites de monitoramentro ambiental chamada de Copérnico.
Em outubro será lançado o satélite Sentinel-5P, que fornecerá mapas globais diários de poluentes com detalhes sem precedentes. Levando a bordo o Troponi, um instrumento que mapeia os gases residuais como dióxido de azoto, ozônio, formaldeído, dióxido de enxofre, metano, monóxido de carbono e aerossóis, cobrindo uma faixa de 2,6 mil kms, tendo sido fabricado no Reino Unido e será lançado do norte da Rússia.
OBS: a medida que a coisa se agrava, mais informações, mais precisas, são obtidas.

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Panorama argentino

Radiografia do Campo Argentino dada pela Agência de Extensão Rural do Colorado, Formosa, avisa que o prejuízo estimado por conta das intempérides climáticas, beira a casa do 1,5 bilhão de dólares numa área plantada de 5 milhões de hectares.
Segundo a Confederação de Associações Rurais de Buenos Aires e Pampa, o quadro das perdas é o seguinte: 300 mil hectares de trigo, 650 mil hectares de soja, 150 mil hectares de milho e 50 mil hectares de girassol. Tais perdas referem-se ao último período de plantio, estando na casa do 1,15 milhão de hectares e o rendimento dos últimos 5 anos beira perdas de 1,138 bilhão de dólares.
Em tempo: talvez seja este o momento adequado para nosso agronegócio repensar estratégias, expansão, retração e tensão social, deste modo, afrontar o futuro com mais robustez.

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Vida que segue

A start-up  austríaca Kreisel Electric GmbH adaptou um Porsche Panamera e desafiou em pé de igualdade o Tesla Model S, ambos elétricos. 
OBS: o que eles andam dizendo é que nos dois últimos anos o desenvolvimento de baterias decolou, ficando muito dinâmico e desenvolvido por tecnologia pioneira. Estão prometendo 65% a mais de autonomia da bateria de íon-lítio, graças a técnicas já patenteadas de soldagem a laser e refrigeração térmica.

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Transtornos mentais


O stress pós traumático aparece como resposta tardia a um acontecimento extremo, ou, situação de natureza catastrófica.
Estudo espanhol e inglês publicado na revista Public Health, revela o aparecimento de transtornos mentais consequente a inundação grave. O estudo abrange o período 1935/2012 constatando o ano de 2012 como inundação extemamente alta.
Moral da história: o fator que mais influenciou o aparecimento de transtorno por stress pós traumático foi a perda econômica relacionada ao desastre.

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Nota histórica

Os Sumérios visando evitar que seus mercados tornassem campo de batalha, emitiam anualmente as tábuas de equivalência de produtos consideradas como precursoras do dinheiro. Posteriormente, a prata passou por conta da valorização pelos adornos da corte a meio de pagamento, dinheiro, dando estabilidade ao sistema econômico. Os romanos utilizavam o templo de Saturno que albergava o Aerarium como depositário do tesouro do estado, cuja particularidade foi o surgimento dos banqueiros privados chamados em Roma de argentarii.
Moral da história: o dinheiro foi pacificador, estabilizador e atualmente nó cego das modernas sociedades.

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Nota reflexiva

A ascensão nazista ao Parlamento Alemão, não só deve indignar como provocar reflexão. Não aquela que dor de barriga não dá uma só vez, mas questionar se estamos realmente lutando para apagar esse fogo e enterrar definitivamente esta página negra da história do século XX. Será que fizemos o necessário, ou, com nossos pontos de vista, mazelas, interesses não confessos, colocamos mais lenha e gasolina nesta fogueira?

Nota científica

Publicação da revista Science de estudo da Universidade de Macquarie da Austrália, avalia as caracterísiticas da dimensão das folhas das plantas, sugerindo que mudanças diurnas e noturnas das temperaturas e do ar são fundamentais no tamanho das mesmas.
Conclusão: o tamanho da folha impacta diretamente no ecosistema por conta do fluxo de água e de carbono.

domingo, 24 de setembro de 2017

Efeito colateral

Tem se tornado um problema relevante águas residuais contaminadas por medicamentos em geral, por conta do tratamento de efluentes de águas residuais hospitalar, residencial e dos rios. Já se fala em resistência a antibióticos, inibição da fotossíntese em algas por conta da presença de beta bloqueadores em escala.
Estudo da Universidade Autônoma de Madrid mostrou uma técnica chamada de oxidação avançada de Fenton, eficaz e econômica. Baseia-se na decomposição de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) por catalizadores de ferro provocando oxidação dos contaminantes, sendo que a água se recupera quando submetida a ação magnética.
Moral da história: dando ênfase econômica a questão, este problema é mundial sendo o mercado de águas residuais promissor.

sábado, 23 de setembro de 2017

Aprendizagem automática

A aprendizagem infantil se relaciona, segundo especialistas, na capacidade humana em detectar padrões entre os dados, identificando e otimizando estruturas gramaticais, adquirindo assim, a linguagem correta.
Esta ideia norteou os programadores de tradutores on line, utilizando algorítimos via técnicas de aprendizagem virtual, traduzindo assim, de forma compreensível e estruturada.
obs: barreira silenciosamente quebrada.

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Nota subsaariana

A urbanização da África subsaariana se faz de forma rápida, aumentando exponencialmente a pobreza e a violência. Estima-se que em 2050, metade de toda população desta região seja urbana, vivendo em condições sub humanas ao lado de eventos extremos do efeito estufa.

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Nota interessante

Publicação da Nature informa que os cientistas desenvolveram uma técnica que melhora o diagnóstico clínico com sondas fluorescentes.
É o seguinte: fluorofósforos, composto a base de fluor e fósforo, identificam melhor os peptídeos, ou partes de proteínas, melhorando a tomada de imagens.
Conclusão: a parafernália servirá para detectar infecções bacterianas via expansão de peptídeos ou partes protéicas antimicrobianas, que na prática, melhorará o desenho ou imagens diagnósticas.

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Energia

Belo Horizonte é reconhecida com a capital brasileira da energia renovável. Segundo a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, ventilação e Aquecimento, 5% das casas usam energia solar e em parte, ou, 12.520 integrada a geração distribuida, com capacidade de 100 megawatts ou 42% das residências.
Moral da história: Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, em 2024 o Brasil deverá ter 800 mil residências gerando a própria eletricidade.

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Ambiguidade

O gelo da Groenlândia ocupa 80% da ilha sendo a segunda maior capa de gelo, tendo em média mais de 1,2kms de espessura, sendo a Antártida a primeira. São 2,85 milhões de Km³ de gelo, que se derretido, elevaria o nível do mar em 7,2 metros. 
Cientistas enfiados no local e fora dos gabinetes refrigerados, avisam que a fusão (derretimento) do gelo da Groenlândia será acelerada pelo efeito estufa. Por conta do enfraquecimento do sedimento que suporta a geleira, que progressivamente fornece água e acelera o processo de deslocamento.
OBS: as notícias sobre o clima envolvendo o polo norte, geram muita preocupação na maioria e deixa uma minoria alegre, sonhando com o dia em que houver navegabilidade durante o inverno. Será?

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Ferramentas

A associação de técnicas de aprendizado ao lado de algorítimos matemáticos na identificação de padrões, é ferramenta poderosa em aplicações biomédicas no diagnóstico oncológico, genético, diagnóstico de autismo, abraçando a física aplicada, estudando a natureza dos materiais.
Detalhe: o segredo é a grande capacidade de adaptação na identificação dos padrões, segundo especialistas, por vezes ultrapassando os humanos. Com uma grande capacidade de se adaptar e mudar, quando expostos a um novo conjunto de dados, o aprendizado de máquina pode identificar padrões com uma precisão impressionante.

domingo, 17 de setembro de 2017

Cérebro e inteligência artificial

Pesquisadores descobriram que a melhor maneira de traduzir a linguagem cerebral é através das redes neuronais. A informação é codificada de tal maneira que possa ser transmitida pelos neurônios e processadas no destino. Já existem algorítimos que decodificam alguns destes sinais.
Pesquisa da Northwestern University em Chicago, desenvolveu uma técnica visando decodificar os sinais neuronais por tecnologia de auto-aprendizagem (conhecimento ou habilidades adquiridas através de experiências).
Moral da história: lentamente os sinais emitidos pelos neurônios começam a ser entendidos como linguagem pelos cientistas.

sábado, 16 de setembro de 2017

Ano Novo

Ao Crepúsculo de 20 de setembro (quarta feira) inicia o Ano Novo, com o toque do chifre de carneiro (Shofar), o acender das velas e a gastronomia milenar judaica; que seja doce.
Ao Crepúsculo de 29 de setembro, inicia o Dia do Perdão: 'Neste dia serás perdoado, para serdes purificados de todos os teus pecados perante o Senhor' (Levítico)

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Computação e gênero

A Universidade Politécnica da Califórnia e a Universidade da Carolina do Norte investigaram informações públicas de 4 milhões de usuários de Github, site repositório linux, descobrindo o seguinte: 78% dos códigos escritos por programadoras foram aceitos e 74,6% por programadores, porém, quando indicavam o sexo as programadoras caíam para 62,5%.
OBS: quando o sexo é revelado a aceitação cai 10%, o desequilibrio de gênero mostra um número desproporcional de aplicações masculinas.
Moral da história: a internet é recente, feita pela nova geração com a mesma mentalidade do passado.

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Física elementar

Aproveitando que estão em evidência, os furacões sempre existiram ao lado dos fenômenos meteorológicos extremos. A questão é que estão cada vez mais potentes, sendo que além de potentes, tem se tornado mais frequentes.
A responsabilidade parece ser das mudanças climáticas, cuja explicação está na física elementar do segundo grau. Com o aumento da temperatura, ocorre um maior aquecimento das águas marinhas na superfície, introduzindo mais energia nos furacões que se formam. Esta energia busca dissipar-se através do furacão já formado, pois se conserva por conta da física elementar.
Moral da história: a medida que os furacões ganham energia, maior seu poder de destruição. Questão do ENEN.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Voltando ao assunto

Recordando: existe uma epidemia de doença renal crônica envolvendo as comunidades agrícolas da América Central, atingindo principalmente homens jovens de baixa renda, associada a poluentes ambientais (agroquímicos), condições ruins de trabalho e ingesta inssuficiente de líquidos durante o dia sob forte calor.
A OPAS, pra quem não se lembra, Organização Pan Americana da Saúde, emitiu recomendações atualizando as já dadas anteriormente, visando ajudar os países a fortalecerem ou criarem sistemas de vigilância epidemiológica, pois a patologia em questão, não está relacionada a diabetes e hipertensão arterial.
Em tempo: a doença começou há dez anos, talvez um pouco mais ou pouco menos, por aí. Detalhe: entre 1997 e 2013 mais de 60 mil pessoas morreram na América Central de inssuficiência renal por causas tradicionais e não tradicionais. El Salvador, entre 2005 e 2012 internou quase 1500 pessoas menores de 19 anos.
Moral da História: muito fácil de resolver, basta dinheiro, pessoal especializado, gestores honestos, controle adequado no uso de agrotóxicos, condições de trabalho dignas no campo, controle preventido da nefrose com diagnóstico precoce e mais nada.

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Nota indiana

Nosso parceiro do BRICS a Índia, ocupa o quarto lugar entre as economias asiáticas de investimento extrangeiro direto, o sétimo lugar entre os de maior extensão territorial, sétima economia da terra e o segundo mais populoso do mundo.
Moral da História: são ricos ou são pobres?

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Cota financeira

O mundo inteiro sabe que sem a participação efetiva do sistema financeiro mundial, será mais dífícil ao desenvolvimento sustentável ganhar escala. Evidente e todos sabem disso, o sistema financeiro é co partícipe do modelo de energia fóssil predominante no mundo.
O Mundo inteiro sabe que grande parte dos contratos no mercado do petróleo saem através do Goldman Sachs, “uma obra de Deus“, segundo Lloyd Craig Blankfein. Talvez fosse adequado ao bilionário mercado do petróleo uma taxa pequena em cada contrato visando desenvolver projetos sustentáveis, ou, mitigar os danos já existentes.

domingo, 10 de setembro de 2017

Nota boliviana

O Instituto Boliviano de Comércio Exterior (IBCE) avisa que entre 2012 e 2016 a Índia exportou U$ 615 milhões a Bolívia e importou U$ 330 milhões, sendo que a balança passou a pender ao lado boliviano em 2015. Em paralelo, entre janeiro e junho a Índia importou U$ 297 milhões da Bolívia e os EUA importaram U$ 276 milhões.
Moral da história: bolivianos venderam aos indianos U$ 296 milhões em ouro, borato de sódio, madeira e resíduos de alumínio. Compraram veículos U$ 22 milhões, medicamentos U$ 5 milhões, Pneus U$ 2,7 milhões, motocicletas U$ 1,7 milhão. Enquanto nos sobra folha do chá e a dúvida se o problema é com eles ou conosco.

sábado, 9 de setembro de 2017

Calendário da inundação

Pesquisadores da Universidade Técnica de Viena demonstraram em publicação na revista Science, que durante a primavera os rios europeus transbordam nas regiões ocidental e nordeste. No mar do Norte e partes da Costa Mediterrânea, começam a apresentar semelhantes alterações. Resumindo, concluíram que as mudanças climáticas alteraram o calendário de inundação fluvial da Europa, gerando perdas na casa dos 100 bilhões de euros anuais na agricultura e setor de energia.
A pesquisa foi realizada entre 1960 e 2010 em 38 países em 4200 estações hidrométricas, avaliando umidade do solo precipitação pluviométrica e temperatura. Resumindo, de Portugal a Inglaterra ocorreram inundações geralmente 15 dias antes do normal por conta da retenção de umidade no solo, sendo 50% das estações adiantaram 15 dias e 36% mais de 36 dias. Já no Nordeste da Europa, as enchentes adiantaram em 8 dias por conta do atraso da precipitação de inverno.
OBS: parece que só os europeus apresentam alterações, já que nos demais países pouco se fala.

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Metáfora e memória

Talvez um bom arquétipo para o que seja a memória, seria considerar o fluxo de um riacho como o impulso nervoso e no fundo, o sedimento composto por areia, argila e nutirentes significando a memória.
Qualquer estímulo como um peixe nadando, uma pedra ao fundo, ou mesmo um aumento da correnteza por chuva mais forte, acaba por revolver o sedimento, tal qual a memória, que aos poucos vai se assentando novamente ou levada pela corrente.
Moral da história: está na memória, todo sedimento de fertilidade da vida consciente ou inconsciente. A questão é transformar em vida fértil.

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

O que não se fala

O Centro de Controle de Doenças dos EEUU (CDC), avisa sobre o forte crescimento de populações de mosquitos pós furacão Harvey, por conta do grande acúmulo de água estagnada pós furacão. Falam ainda que as picadas de tais populações de insetos pŕovoca prurido ou coceira na pele. 
Avisam ainda que foram encontradas em populações dominantes, cepas de transmissores da Zika, dengue e febre do Nilo Ocidental. Lembram que em 2002 no Texas, houveram 370 casos  notificados de febre do Nilo e em 2005 pós furacão Katrina, a febre do Nilo não existia em Nova Orleans e no ano pós furacão, foram registrados duas vezes mais casos que antes do furacão.
Moral da história: só confirmação daquilo que todos já sabem.

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Nota brasileira

Os sintomas da crise brasileira aparecem no aumento da mendicância, piora na infraestrutura como cancelamento de merenda escolar, de pesquisa médica, ao lado do aumento da criminalidade, desmatamento na Amazônia e desprezo pela elite política.
OBS: falando a nosso respeito lá fora. 

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Trump e a China

A Ford se juntou a chinesa Zotye para produzir veículos elétricos na China. A Zotye produziu nos sete primeiros meses do ano, 16 mil unidades elétricas crescendo 56% em relação a 2016.
Moral dessa história: em 2025 a China deverá vender 6 milhões de carros por energia alternativa sendo 4 milhões totalmente elétricos.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Nota sobre aprendizagem


Pesquisadores de Princenton aperfeiçoam um método de aprendizagem chamado de estatístico, segundo à qual de forma inconsciente, recolhemos e absorvemos informação sobre o que nos circunda.
Daí corroboram a aprendizagem adaptativa, que é um processo segundo a qual aprendemos quais sinais, sons ou objetos em nosso meio, necessitam nossa atenção e quais não necessitam.
OBS: quer dizer, mesmo sem querer aprendemos coisas que tem influência em algum momento em nossas vidas, restando-nos concientização à respeito.

domingo, 3 de setembro de 2017

Nota reflexiva

Em 1925, Gandhi publicou sua lista dos sete pecados sociais ou sete erros da humanidade que recordaremos:


1) riqueza sem trabalho
    2) prazer sem consciência
         3) conhecimento sem caráter
        4) comércio sem moralidade
      5) ciência sem humanidade
     6) adoração sem sacrifício
    7) políticos sem princípios

obs: recordar é viver.

sábado, 2 de setembro de 2017

O grito


"Eu estava andando por um caminho com dois amigos, de repente, o céu ficou vermelho sangue e línguas de fogo se escondiam no fiorde azul-escuro da cidade, meus amigos continuaram e fiquei parado, tremendo de ansiedade, senti um grito infinito que passa através da natureza."

 Edvard Munch (1863-1944)

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Neuromarketing

Baseada na neurociência, estão em andamento pesquisas visando avaliar possíveis êxitos de séries televisivas. Chamada de Neuromarketing, há três anos a Mediaset e a Socigraph buscam identificar pontos fortes e frágeis das novidades televisivas.
Conhecida dos meios cinematográficos musicais e publicitários, avaliam sob o ponto de vista emocional a força de determinado produto, integrada ao reconhecimento facial e ao melhor momento de lançamento, visando obtenção de maiores ganhos.
OBS: sem dúvidas um avanço a inserção da neurociência na midia televisiva, cujos resultados finais da pesquisa, favoráveis ou não, sempre são presos ao mercado, negócios e patrocínios.