terça-feira, 31 de outubro de 2017

Enxofre

A aposta de popularização da energia renovável é a bateria de fluxo baseada no uso do enxofre. Cálculos indicam que a duração da carga seria de vários dias e sua vida útil de 20 anos. O custo é de cinco vezes menos que as de lítio, podendo armazanar energia solar por longos períodos, isto nos países com inverno rigoroso, sem falar dos países tropicais.
OBS: O custo barato é porque o enxofre é rico e denso de energia, sendo produto residual do petróleo.

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Rio de Janeiro

Na história recente do Brasil, quase no esquecimento pelos escândalos políticos, nos mostra que lá pela década de sessenta, uma consultoria americana concluiu que o petróleo em terra era inviável, portanto, o Brasil deveria buscá-lo no mar. Por conta disso, na década de setenta a Petrobras, por semelhanças geológicas entre o Irã e Campos e pela facilidade política de cooperação entre o regime do Xá e o Ocidente, engenheiros, geólogos e técnicos foram enviados para lá, a fim de aqui aplicarem o que aprenderam. O resultado foi a descoberta do petróleo em Campos anunciado em 1975, nos dando a auto suficiência na commodity.
De lá pra cá muita água passou por baixo da ponte, desde a revolução iraniana em 1979 até o despertar da cobiça pelos nossos políticos. A Petrobras tinha o Cenpes no Fundão e a UERJ tentou fazer seu centro de pesquisa em Campos, cidade que acabou, por conta do petróleo, dominando a política fluminense por alguns  anos. O tempo mostrou que o Cenpes era mais consistente, lá estava a verdadeira elite do petróleo e gás, desenvolveram pesquisas, materiais novos e cavaram mais fundo, achando uma quantidade maior e melhor. Um lucro ao país que ninguém na modernidade conseguiu. Infelizmente, a Petrobras passa para a história recente como vítima de assalto político. A UERJ encontra-se hoje a espera de um milagre, com estudos, desenvolvimentos mil, teses em compasso de espera ou perdidas por aí. O Cenpes continua lá, produzindo, educando, formando e olhando o futuro pois a questão da energia enfrenta desafios pelo impasse do clima. Os políiticos, aguardam nova possibilidade de voltarem a brilhar. Apesar de todos e de tudo que possa ter ocorrido nos últimos 50 anos, a Petrobras por sua maior riqueza, ou, seu capital humano, não deixou de cumprir o objetivo a que foi criada; petróleo e gás.

domingo, 29 de outubro de 2017

Mapa do fogo


As maiores perdas florestais por incêndio em 2016 ficam com o Brasil, Indonésia e Portugal. Só a Amazônia brasileira perdeu 3,7 milhões de hectares em 2016 mais que o triplo de 2015. Portugal perdeu 4% de suas florestas proporcionalmente maior que todos os países combinados ou quase a metade de todas as florestas queimadas na UE. Na África Central coube ao Congo o maior incêndio registrado em 2016 com 15 mil hectares destruídos. Nem o Canadá escapa já que em Fort McMurray, 600 mil hectares foram queimados com um prejuízo de 8.8 milhões de dólares. Há fatores facilitadores como a prevalência do Eucalipto que queima facilmente, combinado a má gestão do solo e ausência de prevenção.
Conclusão: A GFW avisa que incêndios florestais e desmatamento levam ao aumento de mortes prematuras, doenças e danos econômicos afetando recursos hídricos, destruindo a biodiversidade e liberando CO2.

sábado, 28 de outubro de 2017

Heráclito e Parmênides


Heráclito defendia que o homem não pode atravessar o mesmo rio duas vezes, pois ambos não são mais os mesmos, enquanto Parmênides, acreditava que tudo permanece e cada vez é ilusória.
OBS: ainda em aberto a solução.

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Esquizofrenia

Em 2009 foi criado o consórcio Enigma composto por mais de 300 cientistas de 185 instituições de 33 países, que compartilham recursos visando alcançar melhor entendimento dos efeitos de gens na estrutura e função cerebral.
Há mais de 40 anos foi descrita a existência de anormalidades na estrutura cerebral de indivíduos diagnosticados como esquizofrenia. Estudo do consórcio Enigma publicado na revista Nature pelo grupo de Psiquiatria Molecular, com participação do IDIVAL e COBERSAM da Espanha, avisa que há alteração nos neurônios da substãncia branca do cérebro, modificando a comunicação entre diferentes regiões nos Esquizofrênicos.
Trata-se do primeiro caso de estudo da substãncia branca cerebral nesta doença, baseada na meta análise de potencial de ressonância magnética, de 1963 pessoas com diagnóstico de Esquizofrenia e 2.359 pessoas de controle em todo o mundo.
Moral da história: a integridade da substância branca que permite o funcionamento mental normal está prejudicada neste tipo de paciente, sendo que as anomalias aparecem em regiões frontais e temporais   resultando nos sintomas da doença. Trata-se da maior análise da substância branca cerebral (área de conexões neuronais).

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Dilema do secretário

No meio corporativo está em vigor o chamado dilema do secretário, desenvolvido pelo matemático Merril Flood um dos formuladores do dilema do prisioneiro.
Reza o seguinte: um gestor deve escolher um secretário entre vários candidatos e após cada entrevista, deve tomar a decisão de maneira definitiva: caso descarte um candidato, não será capaz de ligar caso lamente a decisão tomada. O dilema é maximizar a escolha do candidato mais adequado.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Caso uruguaio


A Unicef avisa que a pobreza uruguaia se concentra na infância. Em uma população de 300 mil pessoas em situação de pobreza de renda, 90% são menores ou famílias com crianças. 48% desta população que estão em situação de pobreza monetária são menores de 18 anos e outros 42% são adultos que convivem com tais crianças e 10% são famílias pobres com crianças e adolescentes.
Quanto a evolução desta situação, em 2004, 40% população vivia na pobreza e 59% das crianças menores de 18 anos. Hoje a pobreza monetária atinge 9,4% e 17,6% de crianças e adolescentes.
OBS: a pobreza uruguaia se concentra na periferia da capital.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Café, abelhas e clima

Todos sabemos que os agrotóxicos, muitos deles neurotóxicos, acabam por desorientar as abelhas levando a queda de sua população (Alzheimer delas).
Pesquisa hondurenha informa que o aumento da temperatura e alterações na precipitação pluviométrica, deverão reduzir a adequação de terras cafeeiras.
Detalhe: as abelhas polinizam os cafezais, sendo que os maiores danos vão aparecer na Nicarágua, Honduras, México, Guatemala, Colômbia e Costa Rica.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Dilema do prisioneiro

O dilema do prisioneiro da teoria dos jogos de Nash trata de soma não nula. Cada jogador de forma independente quer aumentar ao máximo seus ganhos, sem se importar com o resultado alheio. Por conta do equilíbrio de Nash, cada um pode escolher trair o outro e curiosamente ambos obteriam, via colaboração, um resultado melhor. No caso dos prisioneiros, cada jogador é incentivado a enganar o outro, mesmo tendo prometido colaborar; aí mora o perigo, digo, dilema. Como todos sabemos, Nash quando desenvolvia seus estudos apresentou surto esquizofrênico, coisa que não invalidou sua teoria dos jogos, sendo reconhecido com o Nobel.
A prova prática disto está na história política recente do Brasil. Em 1964 o país reorganizou sua vida política com dois partidos, ou, o MDB e a Arena, ou, oposição e governo, pois todos que discordaram foram alijados do jogo político. Com a abertura política, nova reorganização, desta vez com os que lá fora estavam e com o PT organizado a partir das Comunidades Eclesiais de Base. Para entendermos  Nash, teremos que ler a história de trás pra frente. Renan foi o Presidente do Congresso que capitaneou a lei de delação premiada. Nesta, todos que estavam na Lava a Jato começaram a entregar seus colegas à título de colaboração, justamente inseridos no dilema do prisioneiro.
Conclusão: Arena virou PDS que virou DEM, situação daquela situação. MDB virou PMDB oposição daquela situação, supõe-se que ambos estavam naquela situação por vantagens pecuniárias, já que seria infantil achar que estavam lá falando sim pra tudo de graça. Com a abertura, chegam duros os que foram pra fora encontrando os prisioneiros gordos e felizes. O PMDB dá espaço aos ex esquerdistas formando o PSDB. Os demais começam no jogo do prisioneiro, agora chamados livres.
Moral da História: DEM, PMDB, PSDB governando, com Nash ganhando de forma justa na sua pré loucura o Nobel de Economia.
Detalhe: não devemos esquecer de prisioneiros camaleões como PP, PSD, PSB e outras siglas, são mais de trinta, nos avisando que aquilo era coisa velha e agora são coisa nova.

domingo, 22 de outubro de 2017

Nota psiquiátrica

Um Estudo publicado em 2011 no British Journal of Psychiatry avisava que o uso de cannabis na adolescência determinava com o tempo deficiências cognitivas. Agora, pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Usp avisa que o uso de cocaína na adolescência, desenvolve déficits cognitivos em relação aos que iniciam o vício na idade adulta. 
Discrimando: Dificuldades nas habilidades de atenção sustentada (execução de tarefas longas), Memória de trabalho (habilidades ao cumprimento da ações específicas como garçom que deve Memorizar ordens e entregar os pratos corretamente), Memória declarativa (armazenamento e recuperação de dados pós lapso de tempo)
OBS: fica faltando um estudo sobre o crack.

sábado, 21 de outubro de 2017

The Lancet

A revista britânica The Lancet avisa que uma morte em cada seis no mundo ou 9 milhões de pessoas ou 16% do total em 2015 estava ligada a poluição do ar, água e local de trabalho. Isto representa três vezes mais que as mortes por AIDS, tuberculose e malária juntas e 15 vezes mais que as guerras ou outras formas de violência.
Discriminando: poluição do ar 6,5 milhões/ano, via AVC, Cancer Pulmonar e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Água 1,8 milhões de mortos por falta de saneamento e contaminação de fontes por agentes infecciosos. Local de trabalho contribui com 800 mil mortes por exposição a substãncias tóxicas e cancerígenas.
Moral da história: o fenômeno atinge populações pobres e vulneráveis com 92% atribuído a países com rendimento inadequado. Já países de industrialização rápida como Índia, Paquistão, China, Madagascar e Quênia, a relação aumenta para uma em quatro mortes.

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Hegemonia científica


Pesquisa revela que as grandes metrópolis como Nova York, Londres e Tóquio, perdem a hegemonia científica por conta do deslocamento do conhecimento a centros emergentes como Índia, China e Singapura.
Obs: a recomposição se faz pela produção e qualidade da investigação científica mundial. O fator preponderante se deve a implementação desde 2000 de políticas educacionais de nível superior, favorecendo a concentração de meios financeiros e humanos na Universidade, além do crescimento exponencial da população estudantil.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Seca e economia

Pesquisa da Universidade Politécnica de Valência, desenvolveu metodologia de análise de risco do impacto econômico da seca sobre a agricultura de irrigação, buscando reduzir seus potenciais danos.
O método consiste em conhecer efeitos da mitigação, redução de perdas econômicas pelo valor de mercado, disponibilidade de recurso hídricos e volatividade da safra. Em suma: basea-se na modelagem estocástica, regressão estatísitica e econometria.
OBS: em resumo, prejuízo, incerteza, disponibilidade.

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Caso islandês


A Islândia ocupa o primeiro lugar no ranking europeu de adolescentes com estilo de vida saudável, reduzindo nos últimos 20 anos o consumo de tabaco, drogas e álcool.
Os do sexo masculino entre 15 e 16 anos, o consumo de álcool caiu de 42% em 1998 para 5% em 2016. Os consumidores de cannabis, caíram de 17% para 7% e o fumo de 23% para 3%.
OBS: a reversão da tendência se deve a aplicação dos conceitos ampĺamente discutidos mundo afora.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Simplificação


O Google desenvolve inteligência artificial mínima visando simplicidade e baixo custo, com algorítimos que dão basicamete quatro comandos de voz ou on, off, start e stop.
A moral desta história é a fragmentação da inteligência artificial consolidando comandos mais básicos e assim, avançar no que for possível enquanto novidades estejam em marcha lenta.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Desenvolvimento

O Guardian avisa que a empresa Wright Eletric desenvolve baterias elétricas para aviação e neste embalo, formou parceira com a Easyjet companhia de baixo custo.
A ideia é para viagens curtas de até duas horas, como Londres/Paris ou Edimburgo/Bristol e entre nós, a velha Rio/São Paulo.
Detalhe: a Bloomberg avisa que os voos de curta duração, abrangem cerca de 20% dos passageiros transportados pela Easyjet neste momento.

domingo, 15 de outubro de 2017

Outra do clima

Todos sabemos que a temperatura da superfície marinha está mais alta e modifica a vida. Todos sabem que a temperatura é um dos fatores principais na distribuição dos organismos no oceano.
Daí que a elevação da temperatura marinha afetou o crescimento de peixes e do habitat em geral, determinando modificações na morfologia e  distribuição das espécies, sem deixar de lado que a acidificação da água do mar tem fator relevante, vide os corais.

sábado, 14 de outubro de 2017

Causa mortis


A mortalidade por doenças cardiovasculares diminuiu 20% nos últimos 10 anos na América, continuando a ser a principal causa de morte. Em 2012 morreram 1,3 milhão de pessoas com câncer sendo 45% prematuramente ou abaixo dos 70 anos.
O trãnsito correspondeu a 12% das causas mortis em 2012 e o homicídio colocou 18 países da América Latina no top 20 do mundo.
Arrematando: entre 2010 e 2016 houveram 682 sinistros extremos, ou, 20,6% do total mundial com um impacto econômico de U$ 300 bilhões.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Intercorrência

Segundo o The New England Journal of Medicine, qualquer doença física ou mental pode aumentar o risco de complicações, tornando o tratamento de câncer mais difícil.
Investigação envolvendo mulheres com transtornos mentais graves, mostrou que elas fazem menos exames visando o diagnóstico precoce, principalmente de câncer de mama e colo do útero. A investigação revelou ainda que a expectativa de vida de pessoas com transtorno mental grave como bipolaridade, esquizofrenia, depressão é dez a vinte anos mais baixa que o restante da população.
Nos casos de câncer entre os que sofrem de transtorno mental, há 30% mais probabilidade de morte em relação aos demais.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Mudanças

Parece definitiva a ideia que as alterações climáticas mudaram a distribuição das espécies animais e vegetais pela consequente migração e busca por ambientes mais adequados a sobrevivência.
Caso específico de determinadas espécies de algas que procuram condições mais adequadas ao desenvolvimento via migração. Nesta toada espécies de bacalhau do Mar do Norte (Gadus morhua por exemplo) migram mais para o Norte por alimentação via zooplancton.
OBS: o bacalhau necessita de água fria, quando a temperatura aumenta entre 1º C e 3º C ele migra entre 48kms e 403kms ao norte, enquanto o zooplancton chega a migrar até 1200kms.

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Sismos e ação humana

Os terremotos artificiais causados pelos humanos apresentam como causas o fracking de xisto, mineração, barragens e extração de petróleo e gás.
Detalhe: tal atividade sísmica tem aumentado nos últimos 148 anos. Dos 730 sismos induzidos pela ação humana entre 1868 e 2016, a mineração ficou com 37%, água das barragens 23% e prospecção de petróleo e gás com 15%.
OBS: em 2015 ocorreu no Nepal um sismo de 7,8 relacionado com barragem de águas subterrâneas, sendo que o maior terremoto provocado e registrado foi o de Beichuan na China de magnitude 7,9.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Água inteligente

A inteligência artificial ganha espaço na incorporação de sensores em todo o ciclo da água, ou, desde a fase de tratamento permitindo melhor gestão e controle de perdas.
Termos como  big data, otimizar a gestão e distribuição, em 2025 calcula-se que estas tecnologias agreguem as empresas até 63 bilhões de euros reduzindo as fugas em 50%.
OBS: a UNESCO avalia que a questão da água é de gestão e sua escassez decorre por "crise de governança". Exemplo disso é a cidade de São Paulo que viveu grave crise hídrica com o rio Tietê cortando a metrópóle.

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Expectativa de vida

O relatório 'Saúde das Américas' publicado pela OPAS, avisa que a expectativa de vida aumentou 16 anos nos últimos 45 anos de uma média de 2 anos para 5 anos ou 75 anos. Em consequência, determina aumento de população, envelhecimento, urbanização e exposição a diferentes fatores de risco.
Desafios: obesidade, doenças crônicas, o dobro da média global, 15% da população maior de 18 anos com diabetes, o triplo da última década.

domingo, 8 de outubro de 2017

Avanços


Quem nasce hoje na América Latina, 81% deve viver até 60 anos e 42% ultrapassará 80 anos. A mortalidade infantil diminuiu 24% entre 2002 e 2013, sendo 67% menor em crianças menores de 5 anos.
Moral da história: diminuiram os casos de malária em 62% entre 2000 e 2015, hanseníase 10,1% entre 2010 e 2014, Aids 67% entre 2005 e 2015.

sábado, 7 de outubro de 2017

Nota sobre terremotos


O terremoto de Valdívia no Chile em 1960 é considerado o mais devastador da história, matando 8 mil pessoas e danificando 2 milhões com magnitude 9,5 na escala Richter. O terremoto de Sumatra em 2004 matou cerca 250 mil pessoas, sendo este, considerado o maior número de mortos conhecido. O recente terremoto do Japão deixou 16 mil mortos acusando 9,1º na escala Richter.
Três coisas: no último terremoto do México ficou patente aos olhos do mundo, a evolução da engenharia do país em relação ao sinistro de 30 anos atrás; prova disso é o número de vítimas. Motivo de extrema preocupação são os países que empobrecem com o tempo e apresentam sinistros como o Haití. Por fim, errar é humano até o japão erra, mas Fuckushima deixou feridas difícieis de cicatrizar e a engenharia nipônica toda compreensão do mundo.

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

A propósito

Como todos já sabemos, a música desenvolve áreas cerebrais aumentando a conectividade das regiões que controlam o movimento e processam o som, em suma, modificando a estrutura encefálica. Isto se resume de forma prática, com períodos curtos de exercícios automotores de pouca intensidade produzindo mudanças estruturais no cérebro.
Moral da história: a música pode ser empregada no auxílio a reaprendizagem de movimentos na reabilitação.

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Vida bonita

Nota holandesa avisa que mesmo em fase de formação de governo, a economia do país vai a pleno vapor. O governo interino divulgou o orçamento para 2018, com crescimento apontando ao rítmo mais rápido da última década.
Considerado o segundo mais forte desde a segunda guerra, pós crise da dívida européia de 2008, conseguiram blindar o país dos inesperados e da incerteza política.
Moral da história: cabe o ditado que diz: 'não falta ao trabalho porque o chefe pode concluir que sua presença se faz desnecessária.

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Comparações

A revista Nature publicou estudo comparativo entre a aprendizagem das máquinas clássica e quântica.
A conclusão é a seguinte: a máquina quântica revolucrionará a ciência da computação, acelerando a velocidade de processamento da informação, realizando inovações como aprendizagem quantum profunda, que reconheceria padrões contra intuitivos no conjunto de dados que é invisível para a máquina clássica e olho humano.

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Plasticidade cerebral e caminhar


A ciência informa que a capacidade em localizar de forma precisa locais que passamos localiza-se na região cerebral chamada hipocampo, vital no processo de memorização.
Ao caminhar diariamente os humanos muitas vezes o fazem de forma inconsciente, guiados pela informação armazenada e reconhecida no cérebro.
Conclusão: os mecanismos que permitem a navegação humana se localizam nas células do hipocampo, aumentando ou diminuindo sua atividade elétrica conforme a demanda.

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Motivação


O lobby americano antes de mais nada, convenceu os Conselhos Administrativos das empresas que a política não era um mal que deveria ser evitado, deveriam  enxergar Whashington como um centro de lucro.
Moral da história: hoje o governo americano não é mais parceiro do lobby mas seu cúmplice, com o quase consenso de comprometimento da qualidade da democracia do gigante do norte.

domingo, 1 de outubro de 2017

Glaciares

Cientistas chamam de alterações em cascata o encolhimento dos Glaciares por perda de massa das geleiras afetando rios, ecossistemas e serviços em geral, isto é, não somente a elevação do nível do mar.
Em consequência, os rios serão mais poluídos por conta da concentração dos poluentes em menor volume de água, afetando a biodiversidade ou vida fluvial, com impactos na qualidade da água e alimentação, energia elétrica, turismo, pesca, cultura e até religião, como o caso do Ganges na Índia.
Histórico: desde 1850 a superfície de gelo caiu à metade, em 2003 13% da superfície da terra era coberta de gelo, caindo para 10% atualmente e em 2100 serão 4%.
Moral da história: no futuro recordações, sempre assim.