quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Faltou dizer

Aí o Dr Moreira questionado quando esteve na velha capital sobre o que achava da prisão dos co-irmãos políticos, foi econômico dizendo com a autoridade de sogro do Presidente da Câmara, que era ‘Ruim, apesar de bom para a transparência’.
A resposta dada deu um nó na cabeça da rapaziada que gostaria que fosse destrinchado o ‘ruim’. Quer dizer, ruim para quem está dentro, chateado, numa pior diante os que mamaram e nada aconteceu, ou, para os que estão fora, que além do perigo de a qualquer momento atender o convite do Delegado para uma temporada em cana, terão que pensar duas vezes antes de um ganho? 
Moral da história: este evento suscitou um questionamento por parte dos meninos, ou, será que a transparência no Brasil ocorrerá a base de chibata e medo de ser preso, ou, por foro íntimo dos mais aquinhoados pela sorte com boa educação e sucesso nas urnas?

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

A cigana

No dia seguinte as eleições no Brasil se inicia o processo para a peleja seguinte, mais por conta de quem não foi feliz do que por aquele que nem começou a usufruir a benesse. Consultada pelos crentes a vidente falou, mesmo contra a vontade, sobre os pretensos candidatos presidenciais as próximas eleições. No topo da lista, após vinte e seis anos de intensos embates e processos, surge o deputado Jair Bolsonaro da colônia italiana, como Jorge Bergoglio, Galtieri, Brizola, o Juiz Sérgio Moro, Ministro Fachin, Palocci, Vacari, Mantega, Picciani, Albertasi, Felipão, Viola e tantos outros.
Os votos da carreira foram aos desapercebidos, conseguidos no Rio de Janeiro na média de próximos 40 mil e complementados pela legenda. Aí está, ao que parece, toda a dificuldade do candidato segundo a vidente. Para vice, seria um pouco complicado conseguir um governador, um senador, porque certamente alegariam que obtiveram mais votos que ele e não seria elegante com o eleitor um candidato com um monte de votos subalterno a um com a bolsa minguada. Dando um giro na Câmara e olhando o painel eleitoral, surge dois nomes bem aquinhoados nas urnas e ambos por São Paulo, deputados Russomano e Tiririca. Questionados, diriam que com um milhão de votos não poderiam ser vice de um com 40 mil, ainda mais do Rio, com essa míngua, nem poderiam escolhê-lo como vice.
Parece, segundo nossa vidente, que escolher para vice o nunca votado mas bem cotado Luciano Huck seria melhor solução, certamente sem constrangimentos para ambas as partes. Aos demais, nossa vidente preferiu aguardar pelo cenário político ainda pouco definido.
Para terminar, surge um colóquio interceptado e atribuído a um repórter procurado pela polícia, entre o mais bem cotado nas intenções de voto e seu filho. Por conta de demora no banheiro, o pimpolho do lado de fora reclamou dizendo ‘que estava demorando e estava mesmo era comendo’, obtendo como resposta um ‘não tá vendo que eu estou comendo’.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Questão diplomática

No mar do Caribe há uma enorme quantidade de lixo, latas, roupas velhas, seringas, animais mortos falam até em restos humanos, entre as costas de Honduras e Guatemala. Parece que tal fato, por conta de quem é o pai da criança, provocou tensão diplomática entre os dois países. Honduras fala que a colega incentiva a poluição na região, enquanto a Guatemala acusa o vizinho de derramar o lixo afetando o outro lado. Tal imbróglio já se arrasta por mais de três anos.
Moral da história: Honduras deu um tempo a Guatemala de cinco semanas, para controlar o lançamento de lixo naquela região. A Guatemala em 2006, tentando evitar investimento público no controle do lixo, permitiu que este fosse jogado nos rios que desaguam no mar do Caribe. O dano hondurenho se deve a Guatemala, segundo experts, cujos resíduos agridem os recifes de corais, segundo maior do mundo, por conta das correntes marinhas que lá impactam.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Sofismo de Montecarlo


O termo sofismo está afeto ao discurso falso, engano, falácia ou fantasia.  Filosoficamente remete ao enunciado de teor falso, tentando passar por verdadeiro ou silogismo sofístico Aristotélico.
Neste ambiente, introduz-se o Sofismo de Montecarlo, cujo cálculo da probabilidade leva a paradoxos e enganos. Exemplo disso está no fato de se lançar uma moeda  cinco vezes para cima, obtendo quatro caras e uma coroa. Quer dizer, a chance de cara ou coroa é cinquenta por cento, sendo que nos próximos cinco lançamentos, não haverá mais chances de dar cara.
Moral da história: fatos acontecidos no passado, positivos e negativos, não alteram probabilidades no presente e futuro  pelos acertos ou fracassos naquela ocasião. Quer dizer, não guardam memória, até prova em contrário.

domingo, 26 de novembro de 2017

Nota brasileira


Todos já sabemos que o benzopireno da classe dos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos é cancerígeno, estando presente no cigarro, escapamento de veículos, queima de madeira, carnes grelhadas e produtos defumados. A forma como tal processo ocorre é um estudo em desenvolvimento da Universidade de São Paulo.
Finalidade é a identificação de vias celulares ou sequências de reações biológicas envolvidos no desenvolvimento do câncer, cujo objetivo é encontrar potenciais alvos à prevenção ou tratamento da moléstia.
OBS: pesquisa brasileira e muito pertinente.

sábado, 25 de novembro de 2017

Energia e trabalho

Dentro da ideia que energia e trabalho estão na crista da onda e discutidas com força mundo atual, seria adequado normatizar tais conceitos para entendermos do que realmente se trata.
Energia trata da propriedade do que é transmitido de um objeto a outro, sendo dessa forma executado determinado trabaho. Já trabalho, trata-se de quantidade física representando a capacidade em mudar coisas de uma lugar a outro ou transformá-las.
Obŝ: nesta premissa se insere toda a discussão que daí possa advir.

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Churchil e a biologia

Em 1942 o Dr E. Shuster de Oxford, desenvolveu pesquisa para isolar e transportar visando bombardear a Alemanha, esporos de Antraz.
Os cálculos indicavam a cifra de 5 milhões de unidades para causar um envenenamento em grande escala, ou, peças de 2,5cm com 10 gramas do bacilo seria a carga a ser produzida. 
OBS: um teste na ilha escocesa de Gurinard com 60 vacas, levou todas a morte e por tal, a operação foi batizada como Operação Vegetariana.
Moral da história: por conta de já haver vantagem militar na frente russa, desistiram da operação.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Quatro ondas da IA

O avanço da Inteligência artificial é irreversível, o que se busca entender é a sua penetração e reflexos na vida das pessoas.
Nesta ideia tenta-se metodizar seu avanço em quatro ondas não sequenciais: disponibilidade de grandes dados para as empresas na construção dos negócios ou consolidação de experiências em inteligência artificial. Disponibilidade de dados das próprias empresas relacionadas ao direito e contabilidade, visando via máquinas, pesquisa de documentos em investigação. Geração de novos produtos ou aplicações e automatização de serviços como veículos autônomos ou assistentes robóticos.
Moral desta história: a tecnologia destrói empregos mas monopolização dos espaços vagos pela robótica parece exagerado. Por conta de revoluções tecnológicas é certo que coisas desaparecem e novas são feitas.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Reflorestamento


The Nature Conservancy mais 15 organizações incluindo a Universidade de Cornell e o Ministério da Agricultura do Brasil, apresentaram uma avaliação sobre o papel das florestas na emissão global de CO2.
A pesquisa publicada na revista PNAS avalia que o plantio de árvores grandes e o manejo adequado das florestas, cortaria em 2030, 11,3 bilhões de toneladas de emissões de C02/ano. A ONU avisa que as florestas cobrem 3,9 bilhões de hectares ou 31% da área terrestre.
OBS: verdade.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

A história dos Ovitz

Era sexta feira dia 19 de maio de 1944 quando sete anões entraram no campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, dando início a uma saga de impossível sobrevivência desta família judia. A origem está na Transilvãnia, cujo patriarca um anão chamado  Shimshon Eizik Ovitz de 90 cm, o que não  impediu de casar com mulheres mais altas e desenvolver seu talento artístico. Teve um total de 10 filhos com dois casamentos sendo sete anões.  Até que com sua morte em 1923, seus filhos constituíram uma companhia circense a La Lilliput Troupe em que faziam sucesso cantando dançando e ganhando a vida. Em 1944 na Hungria foram capturados pelas tropas alemãs e enviados a Auschwitz.
Imediatamente despertaram a curiosidade e sevícia de Josef Mengele que os chamou de 'Fenômeno' sendo exibidos como troféu. Conta a história, que anões e gêmeos eram a preferẽncia do 'Anjo da Morte' em seus macabros experimentos. Foram torturados e por serem anões, não foram fuzilados para servirem de experimentos vivos.  Mengele fugiu 10 dias antes da chegada dos russos com sua papelada de experimentos, passando por Buenos Aires e Paraguai, vindo a morrer no Brasil em 7 de fevereiro do 1979.
Já os Ovitz, em 1949 retomaram sua troupe com o nome de 'Os Anões de Auschwitz' e foram descobertos em Israel morando na cidade de Haifa, sendo também vistos na Europa. Com altos e baixos nos espetáculos, relataram que desde o final da guerra até meados de dos anos sessenta, os sobreviventes do Holocausto em sua maioria, se calaram não contando  suas histórias.

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Nota indiana

O Jornal indiano Hindustan Times avisa que pela chegada do inverno, nevoeiros poluentes tem afetado a capital indiana de forma recurrente, provocando interrupções nas aulas e problemas no transporte público. Delhi possui 17 milhões de habitantes, apresentando 7 vezes mais poluentes acima do que a OMS considera prejudicial. Sendo uma das mais populosas e poluídas do mundo, com o detalhe que 13 das 20 cidades mais poluídas estão na Índia.
Em recente crise ambiental na capital, segundo o Bureau Central de Controle da Poluição (CPCB), densa nuvem poluidora impediu a visibilidade a mais de 200 metros, com níveis de partículas PM 10 (menos de 10 microns), ou, mais de 500 por metro cúbico, chegando em algumas áreas a 1330 com PM 2,5, ou, 890 partículas por metro cúbico.
Em tempo: a OMS avisa que concentrações de partículas maiores de 100 por metro cúbico afetam grupos de risco, 150 afetam a população em geral, 200 é prejudicial e a partir de 300, considerado tóxico.

domingo, 19 de novembro de 2017

Psiquiatria e religião

Pesquisa da 'Harvard Medical School' avisa que um dos grandes problemas da psiquiatria atual é sua total dependência diagnóstica a fatores externos. Em consequência, alguns pacientes são tratados de forma adequada enquanto outros, desapercebidamente e de forma livre, dão vazão a seus delírios com perigos a si e seu entorno.
Concluem que 1% das consultas na emergência e 0,5% nas consultas de cuidados primários nos EEUU, se relacionam a sintomas psicóticos e que 60% dos diagnosticados como esquizofrenia, apresentam sintomas relacionados a questões religiosas.
Moral da história: o grande questionamento dos pesquisadores acima citados, se refere a possibilidade de pessoas com sintomas psicóticos ou relacionados a variações do humor, influenciarem na formação da civilização ocidental, portanto, lacuna a ser examinada.

sábado, 18 de novembro de 2017

Símbolo


Nota do Jornal El Mundo, informa que a nascente do rio Douro na serra do Urbion na Espanha, um dos símbolos da Península Ibérica, secou em 60% de seu curso. Avisam que entre 1800 e 2150 mts de altitude, nada de água e sem sinais de melhorias.
OBS: lá como cá o problema é o mesmo. Que isto não nos sirva de consolo.

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Corredor centro americano

Pesquisadores da Costa Rica e Israel, acordaram desenvolver projeto visando estabelecer o impacto ecológico e social das alterações climáticas, sobre o corredor seco da América Central (CSC) onde vivem 10 milhões de pessoas.
Esclarecendo, o corredor se estende da costa do Pacífico na Costa Rica a Guatemala, El Salvador e  Honduras com períodos de secas recorrentes por conta das mudanças climáticas, geofísicas e socioeconômicas. 
OBS: o acordo  é adequado sob o ponto de vista da abrangência, desde o clima a questões geopolíticas envolvendo as partes. 
Moral da história: otimizar tecnologias da água e solo já vistas em Israel, desenvolver culturas e espécies que adaptam as novas condições, aumentando a eficiência produtividade e a dignidade do homem.

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Valor do equilíbrio

No bastante conhecido Dilema do Prisioneiro prevalece o Equilíbrio do Mêdo quando os dois cúmplices confessam, sendo portanto um jogo de soma não zero, em decorrência ao fato de haverem movimentos que podem beneficiar ou prejudicar a ambos simultâneamente. 
O Valor do equilíbrio, quer dizer, ninguém confessa nada, nescessita confiança mútua, levando a provável ideia que a colaboração e a confiança são mais rentáveis que o egoísmo e a desconfiança.
Moral do imbróglio: como sabemos, a maioria dos jogos são de soma zero, ou, o que alguns ganham é exatamente o que outros perdem, enquanto os de soma não zero pode não ser assim, não significando portanto, que os jogos de soma zero sejam justos.

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Amazonas

A foz do Amazonas exibe extensa linha de corais e manguezais abrangendo a região norte do Brasil e Guianas, além da intervenção no clima via geração e movimento de tempestades tropicais no Caribe.
Ato contínuo, a água e os sedimentos se dirigem ao Atlântico estendendo por 1,3 milhões de km² ou até 1,2 bilhão de toneladas de lama, areia e argila, cuja metade termina a cada ano no mar.
OBS: O rio Madeira um dos 10 maiores do mundo contribui com metade dos sedimentos, com mais de 1000 espécies ou três vezes mais que todos os rios europeus juntos.
Moral da história: a ausência ou diminuição de sedimentos favorecem a erosão costeira e avanço de água salgada nos aquíferos regionais.

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Nota boliviana

O economista boliviano José Perez Cajias avisa que houve mudança na liderança produtiva  do país de La Paz e Cochabamamba para Santa Cruz, via impulso dado pelo agronegócio e  perda de dinamismo da capital. Fala que a industrialização iniciada em 1920 ganhou força pelo Plano Bohan nos anos 60, mas que a partir de 1988, a coisa começou a mudar. Oruro, area mineradora, não alterou suas atividades com tendência de queda.
O mapa é o seguinte: a indústria contribui com 18% da produção, Petróleo 7% e Mineração 5%. Manufatura representa 14/16% do PIB.
Moral dessa história: nas últimas décadas, conflitos sociais afetaram a competitividade industrial, como em 2003 pela chamada guerra do gás, com saques de empresas e intimidação, forçando a migração ao leste. Comparando o período de 1993 a 2016, o peso de produtos alimentares e refino de óleo, o segundo passou a 50% do PIB.
Conclusão: não se fala da participação dos cocaleros na obtenção de lucros mais fáceis, na ideologização do país, com velhas disputas minando avanços na América Latina.
Em tempo: Evo, esquenta não, essa de empresa migrar por conta de instabilidade política, não é só no caso bolivariano, nem uma perseguição americana capitalista. Olha o caso da Catalunha. Entrega tudo aos companheiros chino.

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Nota moçambicana

Falam estar caminhando em Moçambique revoltas lideradas por grupos de oportunidade atingindo populações rurais, via manipulação interna e externa, sendo estas as maiores ameaças ao país.
O historiador Yussuf Adam, trabalhando na província de Cabo Delgado, fala em cenário de crise social envolvendo populações rurais, que se sentem desamparados pelo estado, permitindo no caso moçambicano, ocupação de espaços por radicais oriundos da Somália com ligações de terror.
Já Chapane Mutiua do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo, diz que a população encontra-se vulnerável a pensamentos políticos radicalizados, por conta do desamparo ou da incapacidade em sair da pobreza, enquanto vêem outros, alguns do exterior, em grande prosperidade. Avisa que tumultos na província de Campo Delgado são liderados por imigrantes somalianos oriundos do Al-Shabaab, que lá foram trabalhar em projetos de gás.
OBS: isto lá em Moçambique, verdade que não temos aqui grupos islâmicos radicais que todos conhecem, porque somos de maioria cristã. Ilusão pensar que a preferência governamental pelo agronegócio torna o campo imune a conflitos, muitas vezes associados a cartéis armados, que não levantam suspeitas. A vida como ela é!

domingo, 12 de novembro de 2017

Plasticidade cerebral e meditação

Pesquisa desenvolvida pelo Instituto Max Planck de Ciências Cognitivas do Cérebro de Leipzig, avisa que a meditação muda a arquitetura de zonas cerebrais melhorando habilidades sociais e reduzindo os níveis de ansiedade.
A pesquisa conclui que a meditação modifica as zonas do cérebro vinculadas a atenção, competências sócio-afetivas e sócio-cognitivas.
OBS: esta é a primeira vez que se determina que tipo de prática mental produz que efeito e quais são os processos cerebrais implicados em cada técnica.

sábado, 11 de novembro de 2017

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Otimização fiscal

Notícia publicada pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) portuguesa, informa que 8,6 bilhões de euros foram transferidos em 2016 a paraísos fiscais (offshore), por 5700 agentes realizando quase 57 mil transferẽncias.
Tais transferẽncias foram feitas por empresas (3520) prioritariamente a Suíça (3,6 bilhões de euros) seguidos pelo Panamá (685 milhões), Uruguai (662 milhões) e Ilha de Man (625 milhões)
OBS: são agentes passivos não residentes em Portugal recebendo rendimentos por lá, sujeitos a retenção na fonte. São contribuintes com números de identificação fiscal 45 (particulares) e 71 (coletivos) representando o valor de 6,2 bilhões de euros, enquanto os contribuintes residentes no país somam 2,4 bilhões de euros.
Em tempo: esta informação é da receita portuguesa porque nossa receita, ao que parece, não publica este tipo de informação.,

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Paradigmas

Todos sabemos que o comunismo como ideologia de estado aguarda recauchutagem, banho de loja, que certamente não será através do companheiro motorista venezuelano Maduro. Karl Marx, advogado judeu alemão pobre, escreveu o Manifesto Comunista com o amigo rico filósofo Friedrich Engels, cuja obra mais emblemática, O Capital, mostra alguns paradigmas  talvez vivos na sociedade pós moderna, globalizada e líquida do também judeu polonês, ex-agente da KGB, Zygmunt Bauman. Morreu em 1883, enterrado no cemitério de Highgate (Londres) onde se lê o epitáfio: 'Trabalhadores do mundo unam-se'.
Sugestões marxistas vivas na globalização: através do ativismo político, no Manifesto Comunista Marx e Hengels falam da luta de classes antagônicas, influenciando a sociedade na literatura, educação e até a arte. Falou da internacionalização dos mercados, alertando sobre o risco da crescente desigualdade.
Outra sugestão de Karl, trata da recorrência de crises econômicas, hoje chamadas de recessões, errando quando afirmou emergir pela indústria pesada e vieram pelos mercados de capitais. Tal ciclo se iniciou na crise de 1929 com auge na crise de 2008 e graças a Karl, as turbulências são vistas hoje com mais atenção.
Outra sugestão marxista, trata dos lucros excessivos e do monopólio, inseridos na mais valia, em que o trabalhador gera um valor muito acima do valor de sua força de trabalho. A maximização do lucro, a concentração e centralização do capital levam ao desemprego e depreciação salarial. O The Economist fala em estagnação salarial vista nos EEUU e na explosão salarial nos altos excutivos. Hoje, salta aos olhos o acúmulo visto nas grandes empresas formando monopólios. Marx falou disso ou é inverdade?
Por fim, no Manifesto Comunista, Marx fala da disseminação global capitalista gerando instabilidade internacional, pela constante expansão via colocação dos produtos da classe burguesa (classe social detentora de capitais com visão materialista do mundo, para o marxista, classe social detentora dos meios de produção, preocupada com valor da propriedade e preservação do capital visando garantir supremacia econômica na sociedade).
Em tempo: não se trata aqui de apologia ao marxismo, mas tentativa de reflexão se tais paradigmas são reais, atuais, consistentes ou simplesmente ilusão de ótica.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Consciência

Não vai longe quando o mundo surpreendido pela epidemia de AIDS, atingindo em cheio a comunidade gay, foi alvo de busca por justificativas ou tentativas em adiar a tomada de consciência relacionada a questão. Inseridos na comunidade, estavam grupos culturais e literários não demorando justificativas relacionadas a teorias da conspiração, afirmativas que grupos ativistas conservadores, tentavam combater a liberdade conquistada a duras penas através do estigma do virus.
Isto é lembrado, pois a história parece se repetir, agora por conta do clima, quando avança com força tentativas de justificação, capitaneadas por grupos de poder, alegando defesa do desenvolvimentismo, segundo seus concordantes, comprometido, a medida que a questão toma espaço nas consciências. Certamente o mesmo acontecido com a Aids, queiramos ou não, acontecerá com o clima, ou, os fatos como as pedras, falarão mais alto, não ensurdecento interlocutores, dando-lhes consciência que todos estamos com problemas e a ação se faz urgente.

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Aos fatos


Relatório de 24 Organizações de pesquisa internacionais mais a OMS e a OMM, publicado na revista The Lancet, informa que são bastante evidentes os sintomas causados pelos aumentos de temperatura e a multiplicação dos eventos climáticos extremos, cujo impacto na saúde, parece mais grave que o previsto.
De 2000 a 2016 o número de pessoas afetadas pelas ondas de calor aumentou em 125 milhões de pessoas, cujo recorde foi em 2015 com 175 milhões. Os sintomas principais são stress por calor, piora da inssuficiência cardíaca ou renal pela desidratação, acrescente-se a isso,  queda de 5,3% na produtividade de trabalho nas zonas rurais. Aumentou a capacidade de transmissão do mosquito da dengue em 9,4% desde 1954, dobrando em uma década o número de infectados. De 2000 a 2016 o número de desastres do clima (furacões, inundações etc) aumentou 46%.
Moral dessa história: os fatos dizem que houve e haverá um aumento da frequência de gravidade relacionada aos desastres naturais, dito, pela OMS e OMM e tantos outros.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Analectos

Para quem não se lembra, analectos são máximas ou textos escolhidos de determinados autores. O mais conhecido de todos, sem dúvidas, são Os Diálogos de Confúncio ou Analectos de Confúncio, formando o livro de doutrina confuncionista, derivado de Confúncio, ou, o nome ocidental dado a Kung-Fu-Tzu pelos Jesuítas no século XVI, significando mestre Kong.
O grande mestre chinês do século VI e V a.c. é para os ocidentais, a chave de compreensão da cultura e vida chinesa, pois a filosofia de Kong centra-se na moral pessoal e social, apregoando virtudes que foram consideradas universais, humanista, centrada no ser humano e não na metafísica. A marca da filosofia confuncionista está na frugalidade (prudência), modéstia, trabalho, contenção, auxílio ao próximo e ao estudo ou busca do conhecimento.
Aforismos: disse o mestre: o homem nobre ao se alimentar não procura saciar-se, não exige conforto ao morar, é laborioso no trabalho e se expressa com cuidado. Aproxima-se dos homens que seguem o caminho para correção dos próprios defeitos.
           dissse o mestre: para governar um país deve-se usar a virtude, comparado a Estrela do Norte que ocupa seu lugar, enquanto as outras giram a seu redor. 
Moral dessa história: para compreender os movimentos da China Contemporânea, alguns ocidentais pensam que Xi Jinping remete a Mao e ambos, remetem a Confúncio.

domingo, 5 de novembro de 2017

Teorias de conspiração

Estudo publicado no European Journal of Social Psychology e posteriormente confirmado por outro publicado no British Psychological Society, avisa que as pessoas mais receptivas a teorias de conspiração, apresentam padrões cognitivos mais sensíveis à percepção de padrões ilusórios.
Em resumo: o estudo conclui que tais crenças surgem de falsa percepção de padrões cognitivos.

sábado, 4 de novembro de 2017

Ocasião


Aproveitando que a bolsa de Chicago lança contratos futuros ao bitcon (criptomoedas), mesmo com Stephen Gary Wozniak, da Apple, colocando um monte defeitos. Aproveitando que o dólar não tem interesse no Clima nem na Unesco e que agrava-se em progressão geométrica a questão do efeito estufa, urgindo soluções necessárias e otimizadas, desburocratizadas com corrupção e clientelismo palatáveis. Aproveitando que a China parece mais musculosa que a UE aos menos aquinhoados pela sorte, vulgo Ásia, África e nós da América Latina. Aproveitando que os EEUU trabalham a favor dos chineses, empurrando o mundo para eles. Por fim, aproveitando que o mundo chega a Bonn, seria sem dúvidas, momento adequado em falar de autonomia financeira ao banco mundial, via despolitização do dinheiro e de interesses geopolíticos. Razoável criar uma moeda virtual da ONU, do Clima, do Banco Mundial, estável, não especulativa, atrelada ao ouro, com objetivos claros bem definidos e transparentes, que no mínimo, agilizará, otimizará soluções, alavancará resultados de mitigação, preventivos e sociais, como êxodo por exemplo, que atinge principalmente os mais pobres, ou, a esmagadora maioria. A hora é essa.

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Cúpula do Panamá e Odebrecht

A cidade do Panamá promove uma cúpula do Ministério Público da Europa e América Latina, visando buscar acordos de cooperação com EEUU e Suíça em casos de corrupção, estando no centro da mesa a Odebrecht.
Participam Promotores do Peru, Equador, Guatemala, Argentina, Portugal, El Salvador, Suíça, Colômbia e México, trocando informações sobre lavagem de dinheiro e suas relações políticas.
Por conta de investigação em vários países buscam atualizar o caso Odebrecht, que segundo os promotores, distribuiu U$ 3 bilhões na América Latina e África em subornos e campanhas políticas. Parece ser este o maior escândalo mundial de corrupção e lavagem de dinheiro.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Nota bacana

Uma novidade política o anúncio de parceira na área de saúde, entre a rica Prefeitura de São Paulo e a em petição de miséria pós olímpica, Prefeitura do Rio de Janeiro.
Específicamente na compra conjunta de medicamentos e assim, conseguir escala e preços mais acessíveis dividindo a fatura. Decerto o risco carioca é o tradicional devo não nego e aí,  renegociamos a parceira, talvez com uma compensação aos paulistas, quem sabe, apoio político a suas pretensões.
Fica uma sugestão a engenhoca carioca e paulista, aprofundar a parceria, em que os cariocas passariam aos paulistas o know-how no tratamento da epidemia de crack. Só olhar a Central do Brasil ou a Lapa no Rio de Janeiro e descobriremos a eficiência na questão. Outra sugestão seria a cura gay, que todos ansiosamente esperam movimentos neste sentido por parte dos cariocas.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Nota esquisita

O mundo ficou curioso sobre o que era tão secreto nos arquivos Kennedy, agora liberados em parte por Trump. A Cadeia Univisão encontrou entre os 2.800 arquivos, uma carta enviada pelo agente da CIA David Brixnor a Whashington dizendo que Hitler estava vivo. Datada de 3/10/1955 o Chefe da CIA em Caracas, disse que o Fuhrer estava na Colômbia com a identidade de Adolf Schrittelmayor.
Moral da história: o secretismo da informação deve ter sido provavelmente, por medo de caso divulgada, o público achar que a CIA não era séria.