domingo, 4 de março de 2018

Ilusão

Todos ficaram acabrunhados com o anúncio do presidente americano de aplicar tarifas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio. Muita coisa tem sido dita mas fato é que a alegação visa defender 140 mil empregos americanos, que segundo analistas, prejudicará 6,5 milhões de trabalhadores das indústrias compradoras de aço ou automobilística, aeronáutica e contrução civil.
Segundo quem sabe das coisas, sanções comerciais anteriores ao aço importado nos EUA, não conseguiram conter o declínio da siderurgia americana. Em 2002 as empresas siderúrgicas empregavam nos EUA 160 mil trabalhadores e desde então perderam 32 mil postos de trabalaho ou 19%. O economista Kent Jones do Babson College, avisa que "As tarifas de aço e quotas nunca fizeram muito para proteger a indústria a longo prazo."
Moral da história: o culpado não é a concorrência estrangeira e sim a tecnologia. Os cientistas Allan Collard da Universidade de Duke e Jan De Loecker da Universidade de Princeton, descobriram que os empregos na indústria do aço desapareceram por conta do surgimento de novas tecnologias ou fábricas super-eficientes, produzindo aço em grande parte a partir de sucata do metal.
Em tempo: Zequinha vai anotando; sucata, logística reversa, desmanche, ferro velho, reciclagem, emprego, resíduos sólidos, moeda virtual ambiental, financiamento e etc.
Só mais uma: a Guerdau parece que queria vender seus ativos por lá; bola dentro ou bola fora?