quinta-feira, 1 de março de 2018

Índia e energia

A companhia Carvão Índia, monopólio governamental, produtora de quase todo o carvão nacional, avisa em relatório que haverá desaceleração da produção.
Adverte que a energia solar, compromissos com a reunião de París e fatores econômicos impactarão forte o setor. Continua dizendo que tal acontecerá pela queda nos custos da energia solar e baterias.
Os números são os seguintes: em janeiro de 2018 o país possuía 215GW de capacidade de geração energética pelo carvão. Houve a construção ativa de 44GW e 17GW planejados, atualmente congelados, caindo o crescimento anual líquido para 5GW.
Moral da coisa: o carvão é o principal conbustível da Índia com três quartos da geração elétrica. A queda na tendência de crescimento se deve a geologia adversa e aumento de custos na aquisição de terras, viabilizando energias alternativas. A tendência para 2025 é dos US 3,86 Kw/h atuais da bateria para U$ 0,77 o kw/h.
Em tempo: aí Zequinha: dá uma ideia aos políticos para subsidiar, arrumar algum, desonerar, enfim fazer qualquer coisa para disseminar instalação de painéis solares residenciais, diminuindo a pressão sobre as hidrelétricas, até que um dia as térmicas poderão descansar em paz.