quarta-feira, 14 de março de 2018

O Brasil sem braço

Para quem não sabe, haverá em abril reunião da Organização Marítima Internacional sobre limitações das emissões de gases efeito estufa no transporte marítimo, com a meta de estabelecer os níveis de 2008 como objetivo reduzindo de forma evidente em 2050. Fato é que o Brasil tem colocado objeções aos limites chamando de metas difíceis ao setor, por conta de custos, sendo considerado o bloqueador mais franco em relação as ambições propostas.
Moral da história: o Brasil é contestado tanto internamente como externamente, onde países como Chile, Peru e Colômbia enfrentam os mesmos desafios e estão alinhados com as posições da OMI. As palavras que miram nosso país nesta questão parecem ser Logística Reversa e Mineração; não precisa falar mais nada.
Em tempo: Zéquinha mesmo desnecessário algum comentário, talvez o desgaste poderia ser evitável, afinal, até 2050 são 22 anos. Nossos negociadores deveriam considerar o envelhecimento da população e qual seu impacto no setor de mineração, aí sim, vamos às discussões.