sexta-feira, 11 de maio de 2018

Amazônia peruana

No sentido de dar vida a terra consequente a mineração ilegal e artesanal, a Wake Forest University (WFU), o Centro para a Ciência Inovação Amazon, a USAID e o WWF Peru, estabeleceram a meta em 2018 de reflorestar 140 hectares através de 155 mil árvores nas áreas degradadas de Madre de Dios no distrito de Inambari e província de Manu no Peru.
O WWF avisa que em 15 anos desmataram 162 hectares de floresta pelo avanço da mineração ilegal devorando vegetação e poluindo rios. Além disso criaram em Inambari a tecnologia do viveiro, aumentando a produção de mudas com 240 mil unidades/ano. Tal processo decorre de investigação e experimentação visando eficiência na produção de mudas através de informações geoespaciais, determinando a terra mais adequada a recuperação e aplicando o conceito de recuperação de paisagens e conectividade na maior floresta com biodiversidade do mundo ou a Amazônia visando integrar ao restante do ambiente. No futuro pretendem instalar dois viveiros nas cidades de Salvação e Boca Colorado, além de fornecer Drones ao Município de Manu cujas fotos e vídeos facilitarão o monitoramento da iniciativa. 
Moral da nota: Esta iniciativa tem abordagem abrangente do problema, empregando sistemas de informação geoespacial e técnicas de engenharia ambiental. Certamente a iniciativa não provoca nenhum prejuízo a qualquer setor que se oponha a ela.