sexta-feira, 18 de maio de 2018

Empresas e tecnologia

Pesquisa da consultoria Gartner sobre investimento das empresas na tecnologia blockchain, mostrou apatia institucional em relação a adoção em seus processos da citada tecnologia. Indagando diretores de informações ou CIOs, obtiveram evasivas como necessidade de mudança na estrutura dos departamentos de TI para melhor implantação da tecnologia.
Os números indicam que 1% dos CIOs indicou qualquer tipo de adoção do blockchain, 8% afirmaram estar em planejamento no curto prazo com sistemas de integração de blockchain, 77% afirmaram não estarem interessados ou possuirem qualquer plano de desenvolvimento e implementação da tecnologia. No entanto, 23% dos 293 entrevistados viram novas habilidades na tecnologia, enquanto 18% afirmaram que tais habilidades são 'difícieis de encontrar.' 
O vice-presidente da Gartner afirma que “é fundamental entender o que é blockchain e o que é capaz de fazer hoje, comparando como poderá transformar empresas indústrias e sociedade amanhã”. Completa dizendo que “embora muitas indústrias mostrem interesse inicial na tecnologia é preciso ver se aceitarão redes descentralizadas, distribuídas e tokenizadas ou estagnarão quando tentarem sua introdução em fluxos e sistemas de valor.”
Moral da Nota: o CEO da Gartner afirma que o usar blockchain requer compreender os fundamentos e seus processos, as leis de segurança, trocas de valores e governança descentralizada. É ou não revolução?