sábado, 12 de maio de 2018

Glossário distribuído

Cadeia de bloco ou blockchain é a estrutura de armazenamento de dados em grupos de transações válidas ou blocos, formando cadeia cronológica e cada um ligado ao bloco anterior. Cadeia de blocos com permissão ou banco de dados compartilhado estruturado, requer que os participantes obtenham autorização antes de ler ou escrever na cadeia, diferente das cadeias de blocos sem permissão e acesso gratuito onde todos entram sem autorização.
Descentralização é o bloco de controle da cadeia de distribuição entre diferentes usuários ou função de controle entre os diferentes atores. Contrato inteligente ou programa de computador armazenado em um bloqueio da cadeia, em que reunidas as condições codificadas no programa, movem-se automaticamente ativos digitais entre contas. Serve como maneira de criar promessa matematicamente garantida entre as partes.
DLT ou Sistema Distribuído de Contabilidade é um sistema de registro contábil como blocos de cadeia, permitindo criar banco de dados compartilhado e protegido por criptografia. ICO ou Fornecimento Inicial de moedas é um mecanismo de captação de recursos com base em blockchain, cujos empresários cunham criptodivisas e as vendem a investidores como ações.
Mineração é o processo pelo qual os blocos de sistemas de cadeia ou os que utilizam o protocolo de consenso conhecido como prova de trabalho, adicionam novos blocos a suas respectivas cadeias e geram novas criptomoedas.