domingo, 13 de maio de 2018

O Brasil e o Linux

Há treze anos foi introduzida pelo governo federal a exigência no uso de software de código aberto nas instituições governamentais. Em consequência passou a publicar edições de TIC ou Tecnologia de Informação e Comunicação pelo comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI). Pesquisa realizada em 1686 organizações federais e estaduais pelo CGI entre julho e outubro de 2017, aponta novos desenvolvimentos em cógigo aberto pelo setor público.
Descobriram que é mais contundente no governo federal em relação aos estaduais com 93% das organizações, enquanto a nível estadual está em 78% de utilização. Além de novos desenvolvimentos para necessidades específicas em 85% dos órgãos federais, sendo que 52% compartilharam com seus pares do setor público e a nível estadual os novos desenvolvimentos caem para 57%.
Moral da Nota: falta o desenvolvimento da moeda digital, atrelada ao ouro, não especulativa, regulamentada e restrita ao conceito ambiental. Em consequência, agilizará serviços não executados como despoluição de rios, usinas de reciclagem de resídius sólidos (lixo) com tratamento de água para reuso, logística reversa, aqui vale, papel, aço, alumínio, borracha, concreto, automóveis, eletrodomésticos etc. Vale ainda o reflorestamento e a restauração de áreas degradadas, antes que desertifique. Só por curiosidade, quanto custa a despoluição dos rios Tietê, Doce e Paraíba? No caso do rio Doce teremos que aguardar o judiciário?