quinta-feira, 3 de maio de 2018

Psicose

Recordemos que distúrbios psicóticos afetam 3% da população sendo a terceira causa de incapacidade médica entre 15/44 anos. Outra questão está no estigma que provoca a relutância do paciente em aceitar o transtorno relacionado a  forças do mal e perigo. Lembremos ainda mistura de termos em que psicótico, psicopata ou esquizofrênico confundem-se. Por sua vez, conceitos populares de "doença mental caracterizada por delírios e alucinações como esquizofrenia ou paranóia" ou  "perda de contato com a realidade,"  este o núcleo da psicose, com ocorrência frequente de delírios ou alucinaçõea deixam lacunas na compreensão.
Daí podemos entender que distúrbios psicóticos são um grupo de doenças causadoras de alucinações ou percepções sem objeto ou falsas percepções, além de delírios que são crenças falsas realizadas com total convicção, apesar de evidências em contrário ou argumento lógico invasivo dominando o assunto. Há ainda o chamado pensamento desorganizado caraterizado por perda na capacidade em estruturar ideias, mantendo lógica conexão entre elas.
Moral da nota: isto é para dizer que estudos relacionados ao uso recreativo da cannabis, avisam que pessoas propensas a distúrbios psicóticos, podem desencadear surtos pelo uso de até cinco cigarros de maconha. Pouco se fala a respeito da relação entre crack e doenças mentais, porque afeta camadas mais baixas da sociedade. Há alguma experiência relacionada ao uso recreativo da cocaína pelo envolvimento de camadas mais elevadas da sociedade.